Profissionais do Atendimento Educacional Especializado recebem capacitações


A Secretaria de Estado da Educação está realizando a capacitação de professores e técnicos no "I Encontro de Professores de Atendimento Educacional Especializado - AEE", que tem como objetivo criar estratégias do processo de aprendizagem, avaliação e acompanhamento dos alunos especiais.

A capacitação está ocorrendo nas Gerências Regionais (GRE) e nesta segunda-feira (16) foi a vez dos profissionais da 4° e da 20° GRE. O encontro reúne palestras, debates e duas oficinas: Plano de desenvolvimento individual (PDI) e Construção de Objeto de Aprendizagem.


Segundo a coordenadora pedagógica da Seduc, Sônia Bano, a ideia da capacitação surgiu a partir da necessidade sentida a partir do trabalho feito pelos profissionais nas salas de recursos e de expansão de recursos multifuncionais institucionalizadas nas escolas estaduais.

"Quando planejamos nosso plano de ação de 2016, sentimos a necessidade de trabalhar com os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Queremos projetar estratégias de modo que eles possam estar trabalhando com mais segurança no que está sendo feito dentro das salas", conta.


A capacitação foca na questão de avaliação, acompanhamento e aprendizagem, que foram os principais pontos que necessitavam de maior atenção, uma vez que é necessária uma boa avaliação feita pelo professor para que a desenvoltura do aluno possa ser acompanhada pela Gerência de Ensino e Aprendizagem (Unea).

"Esse processo é essencial já que a Unea está trabalhando na adequação curricular, o que exige uma avaliação feita de maneira correta. Então, esse processo foca bastante em como realizar a avaliação dos alunos da Educação Especial e como a monitoria do aprendizado destes alunos tem de ser feita", afirma.


A Técnica de Educação Especial da 20° GRE, Kênia Cardoso, afirma que o aumento do número de alunos com necessidades especiais faz com que seja necessário um maior suporte dos professores.

"Os alunos não devem ir para escola apenas para socializar com os demais estudantes e, sim, para aprender. Para isso nós precisamos de profissionais capacitados que irão trabalhar com a sua formação", conta.

A ocasião também é uma oportunidade para uma troca de experiências dos profissionais e uma oportunidade de tirarem suas dúvidas, tudo pensando nos benefícios que elas podem trazer para os estudantes especiais. A 18° e 25° GRE são as próximas a receberem a capacitação, no começo do mês de julho.