Antonino Freire comemora 106 anos contribuindo para a educação piauiense

O Centro de Formação Antonino Freire completa nesta esta semana 106 anos de contribuição a história na educação piauiense. A data será marcada por uma semana de comemorações que inclui o projeto de um memorial com homenagem a ex-diretores, palestras e mesa-redonda sobre a história da Educação piauiense. Nesta segunda, 16, será a abertura das atividades com uma celebração ecumênica, às 18 h, no auditório do IEAF.

O prédio que abriga hoje o Centro de Formação Antonino Freire foi inaugurado em 1973 tendo como papel abrigar a antiga Escola Normal, que funcionou anteriormente (de 1925 a 1972) no atual prédio da Prefeitura Municipal (Palácio da Cidade). Posteriormente, a Escola Normal passou a ser denominada de Instituto Superior de Educação e hoje funciona como Centro de Formação dos Profissionais da Educação da rede pública estadual.

De acordo com a direção do Antonino Freire, Gildete Milu, a proposta é que além dos cursos técnicos de biblioteca e secretariado oferecidos, a instituição funcione como uma espécie de Escola de Governo voltada para a qualificação dos profissionais da educação da rede pública. Dentro dessa nova proposta o Centro tem como uma de suas bases principais a formação continuada de professores.

Com esse propósito, o Centro recentemente firmou uma parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) para oferecer capacitação para os professores de língua inglesa da rede pública estadual no segundo semestre desse ano. ?Inicialmente será feita uma pesquisa para detectar as principais necessidades desses professores?, explica a diretora geral Gildete Milu.

Seguindo ainda proposta de trabalhar a formação continuada dos professores, a instituição realizou ano passado cursos voltados para a formação continuada e atualização profissional dos professores de matemática, português, geografia e educação física, além do I Simpósio da Educação Piauiense, contemplando pesquisadores e estudiosos de todas as áreas.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 16.05.16

Horário: 18:30 h

Local: auditório do IEAF

Celebração Ecumênica de abertura das atividades, asteamento de bandeiras, execução do hino, apresentação artística.

Dia 17. 05.16

Local: entrada principal do IEAF

- Hasteamento bandeira e execução hino
- Entrega de placa de honra ao mérito a ex-diretores