Professores recebem Certificado de Curso de extensão para Conselho Escolar

Os participantes do curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselho Escolar, receberam nesta sexta-feira (13) seus certificados. O curso foi oferecido pela Universidade Federal do Estado do Piauí (UFPI) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Durante a solenidade, realizada no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), a representante da Seduc, Rosimar Rocha, falou da importância da capacitação para a formação dos educadores de forma que possam exercer o cargo de conselheiro mais efetivamente.

"O nosso objetivo era fazer com que fizéssemos a formação dos técnicos, tanto da rede estadual quanto municipal, para que eles formem os conselheiros escolares de seus municípios. É importante que eles tenham conhecimento das suas atribuições para assim atuarem", garante.

O curso tem carga horária de 200h, distribuídas em doze meses e sendo realizada em seis polos (Floriano, Parnaíba, Piripiri, Picos, Teresina e São João do Piauí), onde cada um possuía 40 alunos e um professor formador.  Ao todo, participaram do curso 75 municípios.

"O curso começou em fevereiro de 2015 e foram trabalhados dez módulos, elaborados pelo MEC e dividos em duas fases. Só passou para a 2° fase quem foi aprovado na 1° fase, hoje nós temos pessoas que vão receber certificado de 200 h e outras, que apenas concluíram a primeira, irão receber de 100h", conta a técnica da Seduc, Edivane Silva.

Mesmo com alguns educadores completando apenas a 1° fase, o curso foi considerado efetivo visto que aconteceu dentro do que havia sido projetado e o nível de evasão ter sido muito abaixo do esperado para um curso a distância, havendo por fim 191 concludentes.