Prorrogado prazo para inscrições do PARFOR até o dia 20 de maio


O Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação Docente (Forprof) realizou, na última terça-feira (03), uma reunião para  tratar da política de formação de professores no Estado. Na pauta a equipe tratou da prorrogação do período de inscrição até dia 20 de maio para os professores interessados em fazer uma licenciatura através do PARFOR, bem como da oferta de um mestrado profissional para professores da rede pública que será ofertado no segundo semestre desse ano.  

O professor efetivo da rede pública da Educação Básica poderá realizar sua pré-inscrição no Parfor na Plataforma Freire (http://freire.capes.gov.br/), no curso adequado à sua formação. 


A reunião do FORPROF é parte do calendário de reuniões bimestrais para tratar da política de educação que tem sido adotada para a formação dos professores. 

"A meta é ofertar a primeira licenciatura àqueles professores que ainda não tem ensino superior e uma segunda licenciatura para os professores que estão atuando em sala de aula em uma disciplina diferente de sua área de formação, além de algumas ofertas de disciplinas pedagógicas para professores que só  tem bacharelado", explica  Sebastião Ferreira, diretor de formação do Centro de Formação Antonino Freire.


Mestrado Profissional para professores da rede pública

Com foco na qualificação dos professores está sendo feita uma parceria entre o Governo do Estado, Governo Federal, Capes e UESPI para oferta no segundo semestre desse ano de um mestrado profissional. "O plano nacional e o estadual replicam em uma de suas metas a necessidade de mestrado e doutorado, por isso o interesse em qualificar nossos profissionais", explica Sebastião Ferreira. 

Segundo Sebastião, o mestrado profissional exige, basicamente, que o professor esteja em exercício em sala de aula. "Ele ficará liberado 50% de sua carga horária para cursar o mestrado, mas todos os conhecimentos estão potencializados para viabilizar sua ação em sala de aula", explica.