Técnicos da Seduc promovem visita às escolas do Programa Poupança Jovem do Piauí

Técnicos da Secretaria de Estado da Seduc (SEDUC) estão realizando visita às escolas dos 44 munícipios do Piauí que possuem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), para registrar os alunos que ainda não tiveram seus dados enviados para o cadastro no Programa Poupança Jovem do Piauí.

O programa oferece uma bolsa de R$ 1.500, em três parcelas, como estímulo aos alunos, combatendo assim a evasão e abandono no Ensino médio. Cinquenta e nove escolas e em torno de 14 mil alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio Regular devem ser cadastrados.

"Atualmente estamos fazendo o cadastramento com as relações enviadas pelas Gerências Regionais de Educação (GRE) e com a nossa equipe, que está indo nas instituições e cadastrando os alunos que ainda não foram cadastrados pelo envio das relações", diz o superintende Institucional de Educação, José Barros Sobrinho.

Além de realizar o cadastro, a equipe da Seduc também está visitando as escolas para propagar as ideias do projeto. "Os técnicos também estão trabalhando no reforço do programa, explicando a sua importância e a determinação que nós temos de fazer o pagamento do programa", afirma.

Para receber a bolsa, os alunos devem seguir critérios como participar das atividades desenvolvidas na escola e assegurar um percentual de frequência de 75%. Além disso, Só será permitido o saque de 40% do crédito anual, o restante do dinheiro só poderá ser tirado com a conclusão do ensino.

Como o programa esta tendo seu início em 2016, os alunos do 3° ano não devem ser beneficiados neste ano. "Visto que eles já estão concluindo os estudos, o 3º ano do ensino médio só irá entrar na grade no ano de 2017", conclui Barros.

O esperado é que até o final de maio os alunos de todas as 59 escolas tenham sido devidamente cadastrados