U.E. Professor José Amável promove Gincana de Matemática


A Unidade Escolar Professor José Amável promoveu na manhã desta sexta-feira (6) a IV Gincana Matemática, que envolve todos os alunos de 1° a 3° série do Ensino Médio, tendo como objetivo tornar a matemática mais prazerosa aos alunos.

"Escolhemos o dia de hoje justamente por ser o Dia Nacional da Matemática. Os nossos alunos vem se preparando há um mês para as competições", afirma o diretor da escola, Jurandi Marques.


Na ocasião os alunos foram divididos em quatro grupos, formados a partir de sorteio das turmas manhã e tarde. As equipes Matrix, Bemavel, Unimatemáticos e Os Racionais competiram entre si por meio de provas que exigiam tanto conhecimento matemático como de Habilidades.

"Nós trabalhamos com eles tanto a parte lúdica como a parte didática. De forma que existem provas agora que eles precisavam estudar para fazer, como provas as quais eles pudessem apenas se divertir. Os alunos adoram a gincana, eles que escolhem quem vai fazer cada prova, logo eles que ditam a gincana", garante o professor de matemática e mentor do projeto, Mauro Sérgio.

Além de ser um momento de despertar o espirito de liderança, descontração e práticas de matemática, a gincana ainda possui valor avaliativo, o que segundo o professor, faz o interesse dos alunos ser ainda mais noticiável e uma melhora significativa na sala de aula passa a ser percebida.


"Tem alunos que estão bastante habilidosos em resolver o quadrado mágico em que questões de matemáticas, que eles antes olhavam e não sabiam resolver. Agora com o treinamento para a competição, eles tanto respondem quanto descobrem novos mecanismos de resolução das questões", afirma.

A aluna Karla Caroline, do 1° ano Manhã, confirma a fala do professor dizendo que os colegas de turma terminam por ter uma melhor percepção de como resolver as questões. "A Gincana reflete na sala de aula, o que é muito bom. Nós mesmos percebemos que nós prestamos mais atenção antes de resolver questões tanto de matemática, quanto questões de liderança", conclui a aluna.