Jovem de Futuro transforma ambiente escolar

"Sem a menor dúvida, a ferramenta de gestão Jovem de Futuro (JF) veio para ficar". Esse pensamento é compartilhado pelos vários profissionais da educação que participam do curso de formação do Gestor - Módulo II (GEpR II), que acontece simultaneamente no Blue Tree Rio Poty e no Metropolitan Hotel.

"A expectativa é muito positiva. O mundo mudou e a escola precisa acompanhar os desafios do nosso tempo. Precisamos de novas formas de mudança para atingir os alunos. O JF é uma ferramenta que vai impactar na escola e no aluno, que é nosso foco principal. Com o Jovem de Futuro estamos aprendendo a usar instrumentos e tecnologias de apoio à gestão escolar e novas metodologias pedagógicas", ressalta Jacira Cornélio, agente de Apoio ao Circuito de Gestão (ACGS), da cidade de Parnaíba.

Magna Leal, coordenadora pedagógica da Unidade Escolar Anísio de Abreu, do município de Jaicós, destacou que "os temas abordados aqui, no curso, são estruturais para a gestão de uma escola, porque a inovação é um componente indispensável nesse processo".

No segundo dia de formação, os profissionais que integram o JF estão tendo a oportunidade de fazer um estudo de caso com troca de experiências. "Buscamos nesses dias de trabalho intenso promover uma reflexão sobre o papel do gestor como líder educativo que mobiliza pessoas e articula recursos, lembrando que talento e energia humanos associados são os melhores e mais poderosos recursos para mover uma organização e transforma-lá", afirma Rosane Fonseca, do Instituto Unibanco.

Para a diretora da unidade de Ensino Aprendizagem da Seduc, Rizalva Cardoso, o encontro é um espaço de formação para que cada participante perceba sua importância como peça fundamental no processo de acompanhamento do planejamento das escolas participantes do projeto.

Jovem de Futuro

A ferramenta de gestão Jovem de Futuro utiliza o conceito de Gestão Escolar para Resultados (GEpR). O JF apresenta para os gestores escolares estratégias e instrumentos que tornam seu trabalho mais eficiente, criativo e produtivo. Seus princípios orientam para um trabalho com foco nos resultados positivos de ensino e de aprendizagem.

A principal maneira que o Jovem de Futuro propõe para efetivar a gestão focada em resultados na escola é a construção de um Plano de Ação, que é um importante instrumento para a materialização do planejamento participativo na escola. É por meio dele que a comunidade escolar traça o que é preciso fazer, de acordo com o seu diagnóstico, para alcançar os resultados esperados.

O Jovem de Futuro é realizado pela Seduc com apoio do Instituto Unibanco, que é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do conglomerado Itaú Unibanco, que tem como foco de atuação contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública brasileira.