Seduc e Instituto Unibanco iniciam mais uma etapa de formação do Jovem de Futuro



Para melhorar os resultados de aprendizagem, cerca de 350 profissionais, entre Agentes de Apoio ao  Circuito de Gestão ( ACGS),  Técnicos de Apoio  (TAGS), Diretores, Coordenadores Pedagógicos das escolas e do Jovem de Futuro  iniciara nesta terça-feira (03),  o curso de formação do Gestor - Módulo II (GEpR II) da ferramenta de gestão Jovem de Futuro. O evento acontece simultaneamente no Blue Tree Rio Poty e no Metropolitan Hotel. 



O encontro  é uma realização do Instituto Unibanco em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com carga horária de 12h. O GEpR II tem como objetivo compreender os elementos que constituem a etapa Execução proposta pelo Circuito de Gestão do Jovem de Futuro e refletir sobre sua centralidade no alcance dos resultados de aprendizagem dos alunos. Por meio de atividades reflexivas e estudos de caso, os gestores são convidados a pensar as dinâmicas cotidianas da escola e a problematizar suas rotinas e registros.



Na programação de evento, que acontece até sexta-feira (06), os Gestores de Aprendizagem do Unibanco iniciaram as atividades falando da importância da execução e detalhes das atividades relativas a essas etapas, que são a realização das ações planejadas, monitoramento, acompanhamento de rotina e registro. Também ainda dentro da programação, outros temas foram abordados, como a questão da liderança educativa na escola e as formas de mobilizar e articular pessoas a gerir recursos.


De acordo com
Eduardo Castelo Branco, agente de governança, no primeiro módulo que aconteceu em agosto de 2015, a equipe trabalhou com a etapa de planejamento do circuito de gestão, momento de troca de ideias, cujo resultado final foi a elaboração de um Plano de Ação que está sendo executado durante todo este ano letivo. "No módulo II estamos abordando a etapa seguinte ao Planejamento: a execução. Tirar o planejamento do papel é sempre um grande desafio, a execução é fundamental para a continuidade da implementação do Circuito de Gestão e condição para melhorar a aprendizagem dos estudantes ", afirma Castelo Branco.



As ações da ferramenta de gestão do JF não param por aí. O gestor local do Unibanco, João Claudio Peixoto, afirmou que finalizando o módulo II, o próximo passo será o curso GEpR Monitoramento e Avaliação de Resultados, que constitui na continuidade do conteúdo apresentado na modalidade presencial.



"Nessa etapa, os gestores, ao longo de cinco semanas, aprofundarão os temas relacionados à execução no circuito de gestão. A carga horária desta etapa é de 40h e, ao longo deste período, os cursistas deverão ter participação em, no mínimo, 75% das aulas e atividades propostas que serão avaliadas, sendo considerados aptos aqueles que obtiverem, pelo menos, 70% de aproveitamento", finaliza o gestor do Unibanco.