Gerentes e Coordenadores de Ensino de Teresina participam de encontro do Jovem de Futuro

O mês de maio iniciou a todo vapor para os atores da ferramenta de gestão Jovem de Futuro (JF). A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco promovem durante todo o dia desta segunda-feira, 02 de maio, uma reunião  com Gerentes Regionais e Coordenadores de Ensino das Regionais de Teresina, para avaliação do impacto do JF e os resultados das escolas de 2015.

O evento teve início às 9h com a participação da gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo Gouveia, onde na oportunidade falou da importância da gestão escolar que é um dos fatores determinantes da melhoria do aprendizado.

"Nós precisamos nas escolas ter um plano estratégico alinhado com uma meta, ou seja, planejar para se chegar a um lugar e não planejar para melhorar o passado. Temos uma prática de planejar olhando para o passado e consertando aquilo que achamos que não está bom, não deu certo. A ideia é planejar olhando para o futuro, para aquilo que se quer no futuro", afirmou Maria Júlia.

Ainda dentro da programação a gerente de Gestão de Conhecimento do Instituto Unibanco, Mirela Carvalho, fez uma análise da evolução da proficiência em língua portuguesa e matemática por regionais em 2015, apresentou simulações de metas no Piauí, dentre outras.

"Nesse encontro vamos trabalhar uma série de indicadores, e o porquê  desses números e quais ações podemos tomar para melhora-los", disse. Mirela acrescentou que os índices de excelência vêm aumentando no Piauí. "O Estado vem com histórico de algumas boas notícias", completou.

O agente de Governança, Eduardo Castelo Branco, aponta que os avanços alcançando na ferramenta de gestão Jovem de Futuro no Piauí se devem também as estratégias corretivas que foram aplicadas corresponsabilizando os Gerentes Regionais e a Coordenação de Ensino da GRE. A Seduc também garantiu as ferramentas necessárias ao desenvolvimento do trabalho planejando e garantindo a ida às escolas, disponibilizando recursos financeiros para formações e em construção a uma análise crítica de resultado em parceria com Gerentes Regionais.

"Outro ponto importante é a motivação dos ACGS, reconhecemos como principal ator dessa ferramenta de trabalho que através da Célula de Governança na sede da Secretaria de Educação, buscamos soluções para garantia dessas ações na ponta", declara o agente.

Para 2016 as metas são ousadas. Dentre elas, elevar o Piauí para o patamar dos 12 melhores índices de educação. Hoje estamos em 18º lugar. Sobre os desafios, Eduardo Castelo Branco é enfático. "Eu acredito que sim, temos bons professores no Piauí e uma equipe engajada e motivada para a melhoria da gestão escolar por resultado", finalizou.