Pronatec realiza mutirão educativo de combate ao Aedes Aegypti


A equipe da Secretária Estadual de Educação (Seduc), acompanhada da secretária de Educação, Rejane Dias, participou neste sábado (30), na Praça dos Correios no Dirceu Arcoverde e no Parque Lagoas do Norte, de mutirões educativos de combate ao mosquito Aedes Aegypit. Esta é mais uma etapa do Projeto Pronatec Unido: Aedes Aegypit Destruído.

Com a participação de toda a equipe gestora, discentes, docentes e cerca de 1.500 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), as atividades contaram com apresentação de teatro, paródias, caminhada e distribuição de panfletos informativos para a população.


Para a secretária Rejane Dias, todas as ações voltadas para o combate ao mosquito são importantes na situação atual. "Nós que fazemos a educação do Piauí temos que nos mobilizar de todas as formas e são estas ações que fazem a diferença, pois servem como estímulo para os demais estudantes do Piauí. Precisamos agir em todas as frentes para combater esse mosquito que é tão prejudicial para a humanidade", enfatizou a secretária.

No Dirceu, a equipe visitou todos os estandes e parabenizou a parceria dos alunos de Informática da Faculdade Estácio de Sá/ Ceut que por meio do Projeto de Automação e Robótica Aplicada (LARA) levaram para a comunidade um Drone, para fazer o monitoramento da área detectando os focos do mosquito e jogando uma substância que mata as larvas do Aedes Aegypti.


No Parque Lagoas do Norte, a equipe, além de visitar os stands, também participou de uma caminhada com alunos, população e técnicos da educação e plantio de mudas de árvores.
O objetivo da ação é trabalhar junto aos alunos do programa, visando sensibilizá-los quanto à importância de prevenir a Dengue, a Chikungunya e o Zika, incentivando atitudes por parte deles na prevenção do mosquito causador da doença na comunidade, além de torná-los multiplicadores de informações.