Professores do Projovem procuram diminuir o número de evasão de alunos em Luís correia


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está realizando em Luís Correia um trabalho de busca por Jovens matriculados no Projovem, que possuem um grande número de faltas nas aulas. Esse trabalho é feito a partir do levantamento realizado pela equipe do Projovem no município.

"Todo mês fazemos o levantamento para saber o porquê dos alunos pararam de frequentar as aulas e então nós vamos até as suas casas", conta a professora de Ciência da Natureza, Mayare Sampaio, que está a frente do projeto.


A equipe de buscas é formada pelos professores que se dividem em cinco grupos, cada um representando uma das cinco turmas de Projovem em Luís Correia. Esses professores visitam as casas e conversam com a família do aluno e tentam dialogar com os mesmos para ver o que é possível fazer para o aluno voltar a frequentar a escola.

"Fazemos esse trabalho desde o inicio do projeto, procurando diminuir dessa forma o número de evasões. Nós vemos o nosso trabalho sendo bem sucedido, inclusive já conseguimos algumas das coisas que os alunos dizem ser o motivo das faltas, de modo que eles possam retornar a vida escolar", garante.

O Projovem busca elevar a escolaridade de Jovens entre 18 e 29 anos que não tenham concluído o ensino fundamental por meio da modalidade EJA, que integra à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações de exercício da cidadania comunitária.


Atualmente está sendo desenvolvido com os alunos da região um projeto de reciclagem. "Como a maioria dos temas a ser discutido com eles é o turismo devido a região que moram, nós trabalhamos fazendo a reciclagem de produtos nas nossas oficinas. É bem divertido e diferente, tentamos mostrar isso aos alunos que visitamos durante as nossas buscas", conclui.

Além de conceder a chance para concluir os estudos e ganhar qualificação profissional, o aluno Projovem recebe um auxílio financeiro no valor de R$100, condicionado a 75% de presença do mesmo nas atividades presenciais e a entrega de trabalhos pedagógicos.