17ª Gerência Regional de Educação realizou Encontro de Capacitação com a equipe do BRALFA

No período de 18 a 21 de abril foi realizado, na Universidade Estadual do Piauí, o Encontro para Formação de Alfabetizadores /Coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado - BRALFA.

O encontro contou com a participação da Supervisora do BRALFA da 17ª GRE, Ivanês Carvalho de Amorim, Coordenadores e Alfabetizadores do Programa da Sede e municípios jurisdicionados.

Durante o encontro foram repassadas informações sobre a contextualização histórica do Programa, os princípios que regem a alfabetização de Jovens e Adultos, que tem por objetivo promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. 

Foram realizadas oficinas de matemática e língua portuguesa, atividades sobre as matrizes estudadas, atividades com estratégias de estudos e orientações pedagógicas sobre o planejamento de ensino do alfabetizador para os alfabetizandos.

No final do encontro, aconteceu a culminância dos trabalhos realizados durante as oficinas através de paródias, acrósticos, repentes com pandeiro e músicas com voz e violão e entrega de lembranças para os formadores e coordenadores.

Brasil Alfabetizado

O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.

Ações: Apoiar técnica e financeiramente os projetos de alfabetização de jovens, adultos e idosos apresentados pelos estados, municípios e Distrito Federal.

Como acessar: As secretarias de educação dos estados, municípios e Distrito Federal aderem ao PBA por meio do Sistema Brasil Alfabetizado.