Governo lança concurso Pesquisar e conhecer para combater o Aedes aegypti

Sua escola está participando da Semana Nacional de Mobilização da Família e da Comunidade Escolar pelo Combate ao Aedes aegypti? Se estiver, reúna três amigos e um professor para, juntos, produzirem um vídeo que mostre como vocês estão prevenindo e combatendo os focos do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

O Governo Federal, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - MEC/SECADI, lança o concurso "Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes Aegypti" que incentiva alunos de ensino fundamental, médio e superior a enviarem vídeos que representem, de forma criativa e original, toda e qualquer forma de ação realizada pela escola a partir da Semana Nacional de Mobilização da Família.

Os filmes inscritos poderão ter no máximo 90 (noventa) segundos de duração, excluindo-se os créditos, e deverão ser captados através do uso de aparelhos de telefone celular ou câmeras digitais domésticas que apresentem uma boa qualidade de imagem e som.

O concurso visa promover ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e suas consequências, principalmente o Zika. As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período 18 a 31 de maio de 2016.

Divido em etapas, regional e nacional, o edital do concurso limita a inscrição a apenas um vídeo por escola nas diferentes categorias. Os vencedores das etapas regionais receberão certificados; os da etapa nacional, além do certificado, irão a Brasília para participar de um curso de formação. Os finalistas e vencedores serão anunciados na página oficial do concurso na internet.

Para fazer a inscrição, as escolas devem primeiramente postar o vídeo gravado no Youtube. Depois, preencher o formulário de inscrição, que estará disponível na página do MEC (www.mec.gv.br) sobre o zika vírus. Vídeos postados com data posterior ou modificados após o preenchimento do formulário on-line serão desconsiderados.

Dados da instituição, como o código Inep (do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais), o nome do diretor e o da equipe (alunos e professores), e do vídeo (deve ser o mesmo divulgado no Youtube), assim como o link do vídeo, devem ser informados corretamente. A falta de preenchimento de qualquer campo impedirá a conclusão da inscrição.

O edital completo pode ser acessado AQUI.

Mais dúvidas sobre o concurso devem ser enviadas para o email: pesquisareconhecer@mec.gov.br.