Cefti Prof. Raldir Cavalcante tem dia dedicado à exaltação da cultura indígena


O Centro de Ensino em Tempo Integral (Cefti) Professor Raldir Cavalcante Bastos promoveu nesta quarta-feira (20) um dia voltado ao resgate à cultura indígena como forma de lembrar o Dia do Índio, celebrado em 19 de abril. Durante toda a manhã os alunos do 8° ano do ensino fundamental até a segunda série do ensino médio apresentaram dramatizações e exposições.


O diretor da instituição, Carlos Eduardo Melo, conta que a ideia do evento surgiu de um trabalho feito em sala de aula que unia as matérias de artes e história para a realização de um projeto só. "As professoras trabalharam o tema na sala durante o mês e agora estamos fazendo a culminância do projeto, falando da importância dos Índios para a história do Brasil e para o dia de hoje".


Também foram apresentadas pelos professores palestras sobre temas como a história do índio no Piauí e também sobre as palavras indígenas que nós usamos hoje no nosso dialeto. Já a professora de Artes, Rose Magalhães, conta que fez um resgate dentro da arte mostrando vários métodos de artes inspirados na cultura indígena.


"Todos os meses nós tiramos uma semana e fazemos uma exposição dos trabalhos feitos pelo os alunos e hoje nós vemos o resultado da exaltação da cultura indígena e nacional que fizemos na sala de aula. A arte oferece essa abertura de dialogar com todas as disciplinas e, nesse caso, nos unimos com a história", conta.


Uma das alunas que teve seu trabalho exposto foi Anna Flávia, do 2° ano do ensino médio, que trabalhou com obras de Tarsila do Amaral, que segundo ela foi escolhida devido a maneira que a artista retrata a cultura nacionalista.

"A professora sempre nos dá um propósito de trabalho e nos oferece essa liberdade de escolha, assim quando foi dito para escolhermos artistas nacionais, optei rapidamente pela Tarsila. Os traços que ela traz nas suas obras, como a pintura Abaporu, retratam muito bem a cultura nacional e indígena" afirma a aluna.