Projeto seleciona adolescentes para formação em voleibol




O projeto Vôlei do Piauí já começou a levantar a bola pelos bairros de Teresina. A proposta, que conta com o apoio da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), tem o intuito de formar novos atletas por meio da capacidade transformadora que vem das quadras. Serão convocados 200 adolescentes de 12 a 14 anos, distribuídos em núcleos pela zonas Norte, Sul, Sudeste e Leste da capital.

A iniciativa é do jogador piauiense Marco Aurélio Oliveira que, após 20 anos de vôlei profissional, deixou as quadras e competições internacionais da França e de Portugal para voltar ao Piauí, onde pretende formar uma nova geração de atletas. "Queremos começar a formar esses jovens desde a base, no começo da adolescência, para criar uma nova geração, uma nova mentalidade do vôlei no Piauí, e revelar meninos e meninas para jogar profissionalmente fora daqui", explicou Marco Aurélio.

A partir de maio, a programação do projeto conta com três treinamentos semanais às terças, quintas e sábados. Além do acompanhamento desportivo, feito por educadores físicos com especialização em vôlei, os adolescentes também serão acompanhados por uma equipe pedagógica, que fará a mediação entre o projeto e o rendimento escolar dos jovens atletas.

Outro objetivo apontado pelo "Vôlei do Piauí" é promover e movimentar competições locais de voleibol. Além do apoio da Fundespi, o projeto mantém parceria com a Federação de Esportes Estudantis do Piauí (Feepi). "No segundo semestre, vamos fazer um festival de vôlei e, no final do ano, uma liga envolvendo todos os núcleos do projeto. Ao final, serão selecionadas duas equipes, uma masculina e outra feminina, para representar o Piauí em competições nacionais", anunciou o coordenador do projeto.

O processo seletivo começou no dia 08 de abril, na Unidade Escolar Professor James Azevedo, na zona Norte da capital. Na zona Sul, 25 meninas e 25 meninos já foram selecionados para iniciar o treinamento. Para Antônia Maciel, moradora do Parque das Esplanadas e mãe de dois adolescentes selecionados pelo projeto, o Vôlei do Piauí surge como uma oportunidade de aliar educação e lazer.

"É um esporte, uma ocupação para eles não ficarem na rua. Além de tudo, é um grande aprendizado. É muito bom porque posso confiar. Vi que os professores são profissionais com formação", contou a mãe de Wylliany, de 13 anos, e de José Willams, de 10, jovens contemplados pelo projeto.

Inscrições


Indo para a terceira etapa de seleção, o Projeto Vôlei do Piauí chega agora às zonas Leste e Sudeste. Nos próximos sábados, serão selecionados mais 100 jovens. No dia 23 de abril, 50 adolescentes da zona Sudeste serão convocados na Unidade Escolar Professora Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, no bairro Dirceu Arcoverde I.  Na zona Sudeste, as inscrições serão feitas no bairro Morada do Sol, na Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, no dia 30 de abril.

Podem se inscrever meninas e meninos de 12 a 14 anos. Para a inscrição, é exigido uma cópia do RG ou certidão de nascimento. Os adolescentes candidatos também devem estar vestidos de roupas apropriadas para a prática esportiva.