Handebol do Caic Balduíno participa da V Rodada do Piauiense Adulto

O time de Handebol formado pelos alunos da escola da rede estadual de ensino Caic Professor Balduíno Barbosa de Deus, atualmente, é a maior promessa do esporte piauiense. Com participações em diversos campeonatos nacionais e internacionais, a equipe Caic Balduíno possui 12 anos de estrada e acumula uma série de prêmios e títulos mundiais, orgulhando o Piauí e incentivando atletas por todo o estado.

Durante o ano de 2016, os meninos do Caic irão correr atrás de mais títulos para o Piauí e para o Brasil. Já nesta quinta-feira (21), eles participam da V Rodada do Piauiense Adulto, que é o preparatório para competir no Campeonato Brasileiro Júnior, em Codó - MA. Os atletas ainda irão encarar o Campeonato Brasileiro de Cadete, Campeonato Brasileiro Juvenil, Copa Nordeste Juvenil e Copa Nordeste Cadete. Também haverá a Copa do Brasil, na qual os antigos atletas do time mostrarão a sua experiência e talento em campo.

O grupo é fruto do projeto social iniciado em 2004, pelo técnico Giuliano Ramos, que visa retirar as crianças da ociosidade por meio do esporte. "Gradativamente, conseguimos também com que os alunos melhorassem as notas. A evasão escolar diminuiu tanto quanto o número de alunos que repetiam o ano. Com o projeto, conseguimos conscientizá-los sobre a importância dos estudos, além de descobrir muitos talentos que nos proporcionou grandes resultados no esporte", relembra o treinador.

Com apenas dois anos em campo, o time começou a se destacar rapidamente em nível regional, em 2006. No ano seguinte os atletas já conquistavam prêmios nacionais, mas foi no ano de 2011 que o Caic Balduíno ficou mundialmente conhecido, quando representou o Brasil no Mundial de Handebol, na Croácia. Os atletas alcançaram a oitava posição que, até então, era o melhor resultado do país na modalidade.

A partir daí, muitas portas se abriram e os meninos do Piauí trilharam um caminho de determinação e conquistas. Entre prêmios e grandes campeonatos, o título mais importante conquistado até agora foi o 2º lugar no Campeonato Mundial Escolar, realizado na Turquia, no ano de 2014. "O handebol não é uma modalidade que possuía visibilidade no Brasil. Isso vem mudando aos poucos e conseguir um vice-campeonato muda muito o cenário. É uma grande vitória, que nos orgulha e orgulha o nosso país", atenta o técnico Giuliano Ramos.

Com o reconhecimento conquistado pelo mundo, alguns dos jogadores do Caic Balduíno foram convidados para jogar fora do estado. É o caso do Marcos Vinicius, conhecido como "Pará", que hoje faz parte da Seleção Brasileira de Handebol. "Fui chamado em 2014, após dois anos jogando no Caic. O resultado do esforço veio rápido e foi surpreendente. A dedicação do nosso técnico e o incentivo da escola foram fundamentais. Saber conciliar esporte e estudos também é primordial pois, como sempre dizia Giuliano, para ser um bom atleta é preciso se esforçar também nos estudos", afirmou o jogador.

Para o bom rendimento do time, o Caíc Balduíno recebe total suporte do Governo do Estado. "Por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), o governo disponibiliza materiais esportivos para o treinamento, transporte, passagens áreas e rodoviárias, alimentação nas viagens, dentre outros. No esporte, o apoio do Estado é quesito indispensável para que possamos dar passos maiores e alcançar grandes voos, como temos conseguido", destaca Giuliano.

Principais Conquistas

2º lugar - Mundial Escolar de Handebol (2014)

7º lugar - Mundial Escolar de Handebol (2012)

Campeão dos Jogos Escolares da Juventude Masculino