Cies comemora nove anos de educação inclusiva



O Centro Integrado de Educação Especial (Cies) realizou nesta terça-feira (19) uma grande festa para comemorar seus nove anos de fundação. O Cies é uma instituição ligada à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Gerência de Educação Especial e em parceria com a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), que presta atendimento a crianças e adolescentes com deficiência mental, associada ou não a outras deficiências, na faixa etária de 0 a 14 anos.

 

Segundo Maria de Fátima Macedo, diretora do espaço, atualmente mais de trezentas crianças estão sendo atendidas. A equipe multiprofissional envolve professores, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicomotricistas, musicoterapeutas, odontólogos, terapeutas ocupacionais, médicos e nutricionistas, dentre outros profissionais.



 

"Nestes nove anos aumentamos nossos espaços e dobramos o número de crianças atendidas com ampliação também da equipe. Estamos vendo um resultado de muito trabalho, empenho e dedicação", explica a diretora.

 

Gabriel Evangelista, 10 anos, é uma destas crianças. Diagnosticado com autismo, a dificuldade na fala é seu maior problema. Maria Evangelista, mãe de Gabriel, fala da melhora do garoto. "Frequentamos o Cies há 10 meses, um período relativamente curto, mas já observei uma grande melhora. Ele sempre foi uma criança retraída e hoje já consegue se comunicar melhor com as pessoas", afirma Maria.

 

A Secretária de Educação, Rejane Dias, participou da comemoração e foi a homenageada da manhã. "Me emociono a cada vez que entro aqui. O Cies já ajudou muitas crianças e suas famílias e tem uma fila de espera de mais de setenta, por isso, queremos sempre melhorar a estrutura de nossos centros para atender a todos de forma decente", analisa.