Antonino Freire oferece curso de libras para professores e funcionários


O Centro de Formação Antonino Freire inicia nesta terça (19), curso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para servidores da instituição. A iniciativa, que tem como foco preparar a instituição para trabalhar com a inclusão no ambiente escolar, tem carga horária de 40 horas/aula e tem como público-alvo professores e servidores da instituição de ensino.  

A qualificação dos servidores visa proporcionar um melhor acolhimento às pessoas que se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais, proporcionando uma melhor interação com as pessoas com limitações dessa natureza. As aulas acontecem uma vez por semana, das 17h às 19h. 

Para a funcionária Geórgia Andrea Rego, que será uma das alunas do curso, essa é uma oportunidade de buscar o aperfeiçoamento profissional. "Com certeza os funcionários que atendem ao público precisam saber pelo menos o básico da linguagem dos sinais. Já precisei atender uma pessoa surda muda e só foi possível porque ela estava acompanhada com alguém que traduzia o a nossa conversa", avalia Geórgia. 

O funcionário Marcelino Araújo Neto destaca que o curso é essencial para facilitar a comunicação no ambiente de trabalho com pessoas que tem alguma limitação na fala e/ou audição e que isso deveria acontecer em todas as secretarias. "Quanto mais servidores tivermos capacitados para essa missão melhor a instituição vai poder atender à comunidade. Tem ocasião que chega alguém pedindo informação e é preciso se comunicar por escrito por não dominar a Libras", diz ele.