Cemti João Henrique realiza projeto Saúde e educação - juntos no combate ao Aedes aegypti


De 12 a 14 de abril, o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa realizou o Projeto "Saúde e Educação - Juntos no combate ao Aedes aegypti", no prédio da escola, localizado no bairro Morada Nova com a participação de alunos, professores e da comunidade.



Segundo a diretora do centro Djanira Alencar, essa é uma segunda etapa do projeto, onde todos da escola estão se mobilizando, funcionários, professores e alunos na questão do combate ao mosquito. "O nosso objetivo maior é que os alunos levem informações também para a comunidade e suas famílias, e que possamos ser esses agentes transformadores e mobilizadores para resolvermos juntos o problema. Se assim for, com certeza teremos resultados positivos", disse.



Durante a semana, desde terça feira, os estudantes realizaram atividades relacionadas à dengue onde os alunos do terceiro ano fizeram paródias, palestras, e um momento em que todos realizaram um trabalho de limpeza do foco, dentro da escola e na comunidade, tudo em parceria com o Programa Saúde da Família e o Centro de Saúde do bairro Lourival Parente. Cerca de 340 alunos estavam envolvidos no projeto contra o mosquito.



"Precisamos nos conscientizar e conscientizar nossas famílias sobre tudo isso, pois nossos pais em geral não tem tempo para isso, não param em casa, e nós que passamos mais tempo na escola e de certa forma somos mais informados, somos a primeira linha de combate ao mosquito, lembramos que não adianta  as empresas e o governo tomarem a iniciativa se as pessoas não mudarem. Nós devemos mudar primeiro, nós que somos estudantes", disse o aluno Gabriel Freitas Lima, do 1º ano.



De acordo com a enfermeira da equipe 125 do Saúde da Família do Morada Nova, Soraia Martins, esse evento mostra para a população que todos precisam de ações de combate ao mosquito. "São ações muito simples e muito acessíveis a qualquer pessoa que tem muita eficácia na prevenção e controle às doenças veiculadas pelo Aedes. Então se você faz essas atividades, você acaba ajudando no controle dessas doenças transmitidas pelo mosquito", comenta.



A equipe de Saúde é parceira da escola e juntos comemoram a Semana Saúde na Escola que tem como tema central: "Comunidade Escolar mobilizada no combate ao Aedes aegypti". "A escola preparou algumas atividades e a equipe também, um teatro com fantoches, passando para a população todas as informações referentes ao mosquito e ao seu combate, que a maioria das pessoas já sabe, mas que é difícil de serem colocadas em prática e é o que temos de mais eficaz na prevenção e controle das doenças e do mosquito", disse ainda a enfermeira.

Abaixo, uma das paródias feitas pelos alunos.


PARÓDIA


BANG - ANITTA

DENGUE


Ele vem na maldade, com vontade
Chega encosta em mim, quer me picar
Mas eu não vou deixar fácil assim...
Aedes Aegypti é...
Dengue, dengue, ele pode entrar na sua casa
Se manifestar em água parada,
E você não pode vacilar, nem relaxar.
Então vamos deixar a preguiça de mão
E ir tirar as latas do lixão, se você quiser
Não pode vacilar, tem que limpar
E pra diagnosticar, tem a dor de cabeça
As manchas são vermelhas e a dor é muscular...
E pra exterminar a microcefalia, o inseticida
Eu vou usar...