Técnicos visitam Cajazeiras do Piauí para implantação de polo da UAB

Após pedido feito pela secretária da Educação do Piauí, Rejane Dias, à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC, o município de Cajazeiras do Piauí recebeu uma equipe técnica de várias instituições com o intuito de implantar um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFPI). A vistoria na Unidade Escolar o Francival Rodrigues do Nascimento aconteceu nesta terça-feira (12).

"A visita tem como objetivo a decisão final para a cidade ser um dos polos de ensino oferecido pela UAB", revelou o gerente de ensino superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Orisvaldo Castro. Na equipe estavam também presentes o professor Gildásio Guedes, diretor do CEAD/UFPI ,  Ramiro Trajan, coordenador técnico da Seduc e Rodrigo Fernando, consultor da Capes e professor de Universidade no estado de Mato Grosso.

Os técnicos foram recepcionados pelo prefeito Aldemar Neto, que acompanhou todos os detalhes e destacou a importância de uma universidade no município. "Através da UAB os alunos de Cajazeiras e municípios da região terão oportunidade de fazer um curso superior sem a necessidade de sair para grandes centros urbanos", frisou.

A unidade escolar já conta com salas, bibliotecas e sala de informática, tudo com padrões exigidos pela comissão.

Seduc e UAB ampliam oferta de ensino

Segundo o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Moura, no segundo semestre deste ano será publicado edital com novas vagas para a Universidade Aberta do Brasil.

"Já no segundo semestre, esse edital terá um aditivo com a disponibilidade de novas vagas para a UAB", destaca. "Os polos de Cajazeiras e São José do Peixe poderão participar do processo seletivo e ofertar vagas", relatou.

O modelo da UAB é uma parceria entre o MEC, a Capes e o Estado. A Seduc é responsável por manter a administração dos polos e a parte de infraestrutura, dando todas as condições estruturais, de tecnologia, equipamentos e a mão-de-obra administrativa.

O MEC fornecerá os professores, de acordo com os cursos que serão ofertados pelas universidades. O Piauí estamos pleiteando 12 mil vagas para todo o Estado.