Regularização do período letivo é tema do segundo dia da Semana Executiva

As escolas que utilizam a ferramenta de gestão Jovem de Futuro, assim como todas as unidades escolares do Estado, estão com o calendário escolar garantido. Durante toda a terça-feira (12), Gerentes Regionais e Coordenadores de Ensino participaram do segundo dia da Semana Executiva da Secretaria de Estado da Educação. Dentre as pautas estava a Regularização do Período Letivo.

Durante a reunião foi realizado um mapeamento da situação da rede. "Orientamos aos gestores que realizem um calendário base de reposição para cada unidade de ensino e definimos prazo para recebê-los. Estamos também fazendo uma análise coletiva de alguns calendários que já recebemos", afirma Ana Rejane, diretora da Unidade de Gestão e Inspeção da Seduc.

Após a aprovação do calendário de reposição em cada escola, caberá à direção informar aos pais e alunos sobre as aulas extras. Os professores deverão registrar as aulas repostas no diário de classe. A diretora acrescentou que os chamados sábados letivos serão adotados para que a carga horária seja cumprida. As escolas também terão a opção do contra turno e extensão do período letivo.

"Temos escolas que estão funcionando normalmente desde o início do período letivo, em fevereiro. Outras pararam apenas alguns professores, atrapalhando determinadas disciplinas. Com isso, o que estamos fazendo é um calendário mais estendido e com outras opções para as escolas reporem as aulas perdidas e cumprirem os 200 dias letivos que são determinados pela Lei de Diretrizes e Base da Educação", comentou, Ana Rejane.

As Gerências Regionais de Educação deverão orientar as escolas quanto à adequação e aplicação do calendário de reposição das aulas. As atividades escolares serão consideradas letivas, desde que tenham comprovado registro escolar, podendo ser utilizados o contra turno e as semanas de recesso dos meses de julho e dezembro.