Brasil Alfabetizado inica formação para professores e supervisores


Teve início nesta segunda-feira (11), no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire,  a formação  dos professores e supervisores que irão trabalhar diretamente com as turmas do programa Brasil Alfabetizado (Bralfa), no Estado do Piauí. Participam da formação, cerca de 100 profissionais da educação de várias Gerências Regionais de Educação (GREs).


 

Durante toda esta semana os professores estarão participando de oficinas, palestras e aulas nos turnos manhã e tarde, voltadas para a Alfabetização de Jovens e Adultos. Na manhã dessa segunda, a professora mestre em educação, Maria José Sales, fez a abertura do encontro, ocasião em que foi apresentado o material didático que deve ser utilizado durante o desenvolvimento do Projeto, bem como a proposta de trabalho com as respectivas atribuições dos professores e supervisores do Bralfa. 



"Um dos diferenciais do programa Brasil Alfabetizado é que ele visa uma leitura de mundo que precede a leitura da palavra", explicou na abertura a professora  Maria José Sales. A diretora geral do Centro de Formação, Gildete Milu, também esteve na abertura do encontro e destacou a importância do Projeto que é uma política pública de inclusão social que visa extinguir as elevadas taxas de analfabetismo no estado.  

Para a professora Daniela Nascimento, da 19ª GRE, que atua na região do bairro Bela Vista, o programa representa uma oportunidade para aqueles que, apesar da idade avançada, não conseguiram se alfabetizar. "A iniciativa de alfabetizar nossos adultos e idosos é muito importante, em especial agora que os alunos serão atendidos por programas como  Olhar Brasil e Sorriso Brasil", diz a professora.