Alunos do Pronatec participam de mobilização contra o Aedes aegypti




Na manhã do sábado (09), cerca de 400 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estiveram presentes ao Teatro de Arena durante ação contra o mosquito Aedes aegypti, em uma atividade que faz parte do projeto Pronatec Unido: Aedes aegypti Vencido, elaborado pelos técnicos da Unidade de Ensino Técnico e Profissional (Uetep/ Seduc).

A Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, participou da grande mobilização e declarou que, nesse momento, a educação não pode ficar de fora desta luta contra o mosquito, pois o ambiente de informação é justamente o ambiente escolar, fazendo de cada aluno, professor e toda a equipe pedagógica, multiplicadores de informações e vigilantes em casa e na comunidade.



"Estamos envolvendo não só alunos do Pronatec, mas também alunos de todas as modalidades de ensino. Para ter uma ideia, somente no Pronatec temos dez mil estudantes em todo o estado que, somados a orientadores, apoios e professores, chegam a doze mil pessoas envolvidas. Então, a ideia é disseminar toda essa capacitação através de uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), para que haja essa sensibilização e mobilização junto à população e um grande exército de pessoas no combate ao mosquito", frisou Rejane Dias.

A diretora da Uetep, Adriana Moura, enfatizou que o grande número de alunos do programa dá mais oportunidades para que a essa campanha atinja a diversas comunidades no combate ao mosquito. Ela explica que esse é o segundo momento do projeto, tendo o primeiro sido uma capacitação de todo o corpo pedagógico do Pronatec/Seduc.



"Este é segundo momento. Primeiro capacitamos e munimos de informações toda a equipe pedagógica e hoje estamos trabalhando especificamente com os alunos. No dia 30 de abril estaremos nas comunidades já reforçando as informações de prevenção. Nosso objetivo é multiplicar esse número de pessoas envolvidas. Hoje temos mais de 10 mil pessoas envolvidas no programa e amanhã queremos que mais de 20 mil pessoas estejam engajadas no combate ao mosquito. O importante mesmo é que o Piauí não fique parado, principalmente os educadores e educandos", afirmou Adriana Moura, também coordenadora do Pronatec.

No evento, uma apresentação teatral produzida pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi), palestras sobre as doenças provocadas pelo mosquito e sobre como se prevenir do próprio A. aegypti, deram o tom da manhã. Além disso, os alunos do curso técnico de dança do Pronatec apresentaram uma dança africana, país de origem do mosquito Aedes aegypti.