Professor pode se inscrever em programa do MEC que permitirá complemento da formação


Estão abertas até 5 de maio as inscrições na Rede Universidade do Professor, programa do Ministério da Educação que vai sistematizar a oferta de formação inicial e continuada dos professores da rede pública da educação básica. O MEC oferece vagas de formação inicial a professores efetivos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio que ainda não têm formação nas disciplinas que lecionam.

As vagas são gratuitas, e os cursos serão ministrados por instituições públicas ou comunitárias de educação superior.

Professores sem nível superior, em busca da primeira licenciatura, professores licenciados, mas que atuam fora da área de formação, em busca da segunda licenciatura e professores graduados não licenciados, em busca da formação pedagógica podem se inscrever.

As vagas são para os cursos de licenciatura nas áreas de matemática, química, física, biologia, letras?português, ciências, história e geografia.

A partir do segundo semestre deste ano,
estarão disponíveis com a oferta de 105 mil vagas para a primeira licenciatura, na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na modalidade presencial regular, estarão disponíveis vagas remanescentes das instituições federais de educação superior ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para 2017, serão ofertadas vagas em cursos de primeira e segunda licenciaturas e de complementação pedagógica do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), presenciais, e do sistema UAB, a distância.

As inscrições devem ser feitas na Plataforma Freire, no curso adequado à formação do candidato.