Abertura do Escritório FNDE reúne gestores dos 224 municípios do Piauí

Na manhã desta quinta-feira (07), aconteceu a abertura do Escritório FNDE - Soluções Locais, no Diferencial Buffet. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), se estende até esta sexta-feira.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o governador Wellington Dias, a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, o secretário da Educação Básica do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Manoel Palácios, a presidente da UNDIME, Cleidimar Tavares, além do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Themistocles Sampaio.

O Escritório FNDE - Soluções Locais é destinado à apresentação da nova estrutura do Plano de Ações Articuladas (PAR) no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) do MEC e à prestação do atendimento individualizado aos gestores dos 224 municípios do Estado. Na oportunidade também será realizado o lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

"A abertura do novo ciclo do PAR é importante para que os entes possam estabelecer o foco dos investimentos. Além de prospectivo, esse também é um momento para lidarmos com tudo de administrativo que ficou acumulado por algum motivo", disse o representante do MEC, Manoel Palácios.

O governador destacou o empenho da Seduc para auxiliar e orientar os municípios sobre a captação de investimentos na área e disse que "o Piauí é destaque na educação, mas os holofotes recaem apenas para alguns municípios. É preciso equilibrar essa balança. Nossa meta é fazer com que todos os municípios sejam destaques e o investimento adequado é apenas um dos passos que temos que dar", relatou Wellington Dias.

Na programação do evento constam palestras e o atendimento individualizado aos gestores municipais. Este acontece durante a tarde de hoje e é importante por auxiliar e direcionar os entes envolvidos (Estado e Municípios) no planejamento dos próximos quatro anos para garantir financiamentos, através do MEC. "É substancial que os gestores busquem essas informações porque através desses recursos será possível realizar investimentos em reformas e construções de escolas, formação inicial e continuada dos profissionais em educação, e na gestão e organização da rede e dos conselhos de educação", destacou Rejane Dias.

O segundo dia do evento será destinado à prestação de contas e o atendimento individualizado aos gestores dos 224 municípios do Piauí.