Seduc e Instituto Unibanco realizam Reunião do Comitê de Gestão do PJF


Na tarde da segunda-feira (04) aconteceu no gabinete da Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, a primeira Reunião do Comitê de Gestão do Programa Jovens de Futuro (PJF) de 2016. O evento teve o objetivo de analisar os resultados de 2015, apresentar as estratégias e o desdobramento das ações através do calendário das atividades de 2016.



Com apenas um ano de implantação do programa Jovem de Futuro, as 139 Escolas de Ensino Médio que participam do programa conseguiram melhorar o seu desempenho. Este diagnóstico foi apresentado pelo Superintendente Executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, durante a reunião que teve a presença da secretária de Educação, Rejane Dias; superintendente de Gestão, Hélder Jacobina; superintendente de Ensino, Carlos Alberto Pereira; diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem, Risalva Cardoso; agente de Governança, Eduardo Castelo Branco; diretores da Seduc e gerentes locais do Instituto Unibanco. 

A secretária ficou surpresa com o resultado alcançados do ano de 2015. "Conseguimos mensurar saldos positivos e estamos em processo de evolução contínua do programa. As ações alcançadas nos motivam cada vez mais a trabalhar de maneira planejada e com  foco na gestão escolar orientada  por resultados", relata Rejane.



O superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, falou do atual cenário do PJF no Estado. "Hoje temos uma análise geral do que funcionou ou não e nos permite replanejar nossas ações junto ao comitê técnico corrigindo as formações, sistemática de monitoramento, acompanhamento dos planos de execução e modos de acompanhar o programa ao longo do ano. Em 2015 tivemos resultados positivos tanto em língua portuguesa quanto em matemática, as escolas que estão participando do programa tiveram um aumento de aprendizagem", afirma o superintendente.

Ricardo Henriques disse ainda que todo resultado positivo é sinal de um trabalho realizado com muito esforço. "Nosso otimismo é enorme para conseguir aprofundar a agenda de 2016 e gerar um impacto ainda maior no final deste ano", pontua Ricardo.

O agente de Governança, Eduardo Castelo Branco, falou que nos próximos dias, toda equipe envolvida no programa estará reunida em Teresina durante uma semana para a apresentação das estratégias e do calendário oficial das atividades de 2016. 



"Estamos satisfeitos com o resultado alcançados em 2015, mas queremos muito mais para 2016, quando teremos mais uma semana de trabalho com objetivo de promover alinhamento e revisão dos processos da sistemática de monitoramento e avaliação dos resultados". Eduardo afirma ainda que o Projeto Jovens de Futuro estará presente em todas as escolas públicas de Ensino Médio do Piauí em 2017, contribuindo efetivamente para universalizar o acesso à educação no estado, além de melhorar a qualidade do ensino.

O PJF é uma parceria entre a Seduc e o Instituto Unibanco, que presta assessoria técnica à Secretaria, fornecendo instrumentos e produzindo análises que apontam caminhos para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes.