Professores participam de Seminário do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa



Os professores da rede estadual de ensino reuniram-se para o III Seminário Estadual do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O encontro foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Secretaria de Educação Básica - Ministério da Educação (MEC)  e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O evento aconteceu nos dias 30 e 31 de março, no Espaço Luís Pires no Atlântic City Clube.

A proposta do Seminário foi discutir temáticas importantes da prática pedagógica de professores alfabetizadores, como as avaliações externas e de aprendizagem analisando estas relações e como o professor alfabetizador pode trabalhar estas relações em sua prática pedagógica.




A Coordenadora Geral do PNAIC no estado, Antonia Edna Brito, destaca que o seminário é um espaço para divulgar ações pedagógicas e estimular as ações formativas na idade certa. "O evento permite ao professor o redirecionamento da própria pratica alfabetizadora. Esta formação vem acontecendo deste 2013 e essa teoria já esta presente em suas ações em sala de aula. O professor alfabetizador hoje sabe o que fazer, porque fazer e para que fazer", afirma.

O encontro permitiu aos professores exporem seus trabalhos e socializar suas experiências de formação envolvendo leituras, estudos, seminários, oficinas, palestras e discussões. "O professor precisa pensar alternativas no ciclo de alfabetização. Na matemática eu utilizo matérias do cotidiano dos alunos como o ensino das operações com tampas de garrafa para facilitar a aprendizagem. Precisamos ensinar os fundamentos da matemática na vida dos alunos e de forma prazerosa", explica o professor especialista em Matemática Antonio Galvão.