Inscrições para OBMEP 2016 encerram na sexta (01)

As inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) encerram sexta-feira (1º), no site da competição para as escolas públicas municipais, estaduais e federais com matrícula de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio podem participar.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelas escolas públicas de todo o País, exclusivamente na página da OBMEP. As escolas que não têm acesso à Internet devem procurar ajuda na secretaria de educação de seu município ou estado ou do Coordenador Regional da OBMEP.

A OBMEP é dirigida aos alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio e é realizada em duas fases - na primeira participam todos os alunos inscritos e, na segunda, aproximadamente 5% dos alunos de cada escola que tiverem o melhor desempenho na primeira fase, conforme o Regulamento. Incentivamos as escolas a inscrever todos os seus alunos.

Em 2015 participaram cerca de 18 milhões de alunos de 47.580 escolas situadas em praticamente todos os municípios brasileiros. Em 2016, premiaremos 6.500 alunos com medalhas e até 46 mil alunos com certificado de Menção Honrosa. Aos ganhadores de medalhas é dada a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr / PIC / com bolsa de Iniciação Científica Jr. do CNPq.

Além do PIC, a OBMEP desenvolve outros programas que visam incentivar o estudo e facilitar o acesso a conteúdos de qualidade em matemática, disponíveis a todos no site.

No Piauí, 1.757 escolas foram inscritas na 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Destas, 632 escolas faziam parte da rede pública estadual de ensino, garantindo uma participação de 95% das escolas estaduais. 

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC).

A competição
Na primeira fase da OBMEP, o estudante precisa resolver 20 questões objetivas (múltipla escolha). A escola participante corrige as provas dos níveis 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental); 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental) e 3 (ensino médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação do evento.

Os alunos com melhor pontuação são classificados para a segunda fase. Nessa etapa, precisam resolver seis questões dissertativas e expor os cálculos e o raciocínio utilizado nas respostas. Na segunda fase, que define as premiações, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da OBMEP e corrigidas por professores indicados pelo Impa.

Professores, escolas e secretarias de educação de municípios de medalhistas também ganham prêmios. Os critérios utilizados nas premiações podem ser consultados no site do evento.