Educação se une contra o mosquito Aedes Aegipty

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizaram na manhã de hoje (30), o "I seminário Intersetorial piauiense de mobilização para o combate ao mosquito Aedes Aegypti".

O seminário tem como objetivo criar estratégias de erradicação e prevenção de novos focos do mosquito, a partir do trabalho que será desenvolvido nas escolas, principalmente devido ao alto número de casos de pessoas que contraíram Dengue, Zika ou Chikungunya.

"Nós temos procurado exercer o trabalho que a sociedade espera de uma instituição de ensino, não podemos apenas formar os alunos com conteúdos didáticos, temos que formá-los como cidadãos, de forma que eles tenham consciência do seu papel na comunidade", afirma o reitor da universidade estadual, Professor Nouga Cardoso.

A importância do poder da conscientização, inclusive, foi abordada na abertura do evento, que ficou por conta do grupo de teatro da UESPI, que contou com uma dramatização que trazia como tema a falta de conscientização da população quanto ao mosquito.

"Esse trabalho tem o objetivo de levar a população a se conscientizar. Todos nós temos culpa: ao jogar fora uma tampinha de garrafa ou descartar erroneamente qualquer objeto que possa acumular água. Temos que fazer nossa parte", exalta o coordenador de comunicação do Estado do Piauí, João Rodrigues.

No projeto, a escola é vista como um multiplicador, onde os alunos exercem o papel principal de levar para casa o que aprenderam e fazem nas escolas, passando as orientações a todos com quem entrem em contanto.

"No caso da Secretaria Municipal de Educação, temos mais de 84 mil alunos espalhados pela zona urbana e rural, então é muito importante que essas informações cheguem a todo esse contingente de pessoas de modo que eles possam multiplicar isso", Conta o secretário de Educação de Teresina, Kléber Montezuma.

O prazo é de que em noventa dias acontecerá uma avaliação dos trabalhos realizados nestas instituições e que seja realizado outro seminário no qual possam ser definidas novas estratégias que venham a complementar às que deram resultados positivos neste combate ao mosquito.