Antonino Freire inicia projeto Quem forma o professor formador



Com o tema "Quem forma o professor formador", o Centro de Formação Antonino Freire inicia nesta sexta-feira (1º), um projeto que visa cuidar da formação dos professores formadores que fazem parte do quadro da instituição. Iniciando a jornada, a Diretora Geral, Gildete Milu, vai falar sobre "Inteligência Emocional" para os servidores da instituição.

"Percebemos que há uma necessidade e uma lacuna significativa nesse sentido. Então foi pensado um Projeto em que nós seriamos protagonistas de nossa própria formação. A ideia é que aquele professor que fez uma defesa de especialização, mestrado ou doutorado possa apresentar o resultado de seu trabalho e partilhar com a equipe", destaca.

A ideia é trabalhar a educação numa perspectiva mais humana e menos conteudista. "O nosso propósito é trabalhar uma educação mais humanista e menos técnica. Nós queremos ver nossa formação de um jeito mais humano e emocionalmente equilibrado. Então, é nessa linha que queremos trabalhar, ver como podemos ajudar as pessoas que estamos formando e a nós mesmos, principalmente, bem como buscar aperfeiçoar essa inteligência emocional", explica Gildete Milu. 

Segundo o Diretor de Formação, Sebastião Ferreira, uma vez por mês serão realizados debates de temáticas variadas relativas à educação. "Nessa iniciativa nós seremos o público assistente e seremos também os protagonistas das palestras. Isso visa ampliar esse leque de conhecimentos,  gerar nos nossos profissionais, professores formadores, respeito um pelo outro, utilização de recursos didáticos, essas coisas que ás vezes parecem simples, mas são imprescindíveis", explica.

Cada palestra terá  uma média duas horas em que se faz uma exposição dialogada e em seguida abre para o debate. "A intenção primeira é ampliar o leque de formação, uma vez que ninguém sabe tudo numa perspectiva Freiriana. A intenção  é que possamos exercitar conosco mesmo uma relação fraternal. Que possamos ter a maturidade de após cada exposição dizer ao colega o que pode ser melhorado nesse ou naquele aspecto. Acredita-se que com esse trabalho se possa crescer enquanto profissional", explica Sebastião Ferreira.