Setores da Educação se reúnem para planejamento do combate ao mosquito Aedes Aegipty

O Centro de Formação de Professores Odilon Nunes recebe nesta quarta-feira (30) o "I Seminário de Mobilização Intersetorial para o Combate ao Mosquito Aedes Aegipty", que possui o objetivo de planejar estratégias a serem desenvolvidas em cada setor da educação piauiense visando diminuir a proliferação do mosquito.

Na ocasião estarão presentes representantes de todas instancias de educação, com a universidade estadual do Piauí (UESPI) representando as instituições de ensino superior, a secretaria de educação do estado (Seduc), representando as escolas do estado (públicas e privadas) e a Secretaria Municipal de Educação (Semec), como representante de todas as secretárias municipais.

Por ser um seminário de planejamento, o evento é restrito a esses profissionais, que irão participar de discussões sobre as propostas de trabalho selecionadas, mesas redondas com participação de palestrantes, e por fim, de uma reunião na qual irão sistematizar uma proposta final para a mobilização.

"Nós iremos realizar todo esse trabalho a partir das três frentes selecionadas: a epidemia do Aedes Aegipty e suas consequências na sociedade, a inserção da criança com deficiência no ambiente escolar e a estratégia de mobilização para erradicação do mosquito aedes aegypti", afirma a técnica pedagógica da Unidade de Ensino da Seduc, Jane Maria.

Ela ainda exalta a importância das instituições de ensino no combate ao mosquito e o papel importante que os alunos têm nas mobilizações, uma vez que eles devem fazer em casa o que já aprendem e fazem nas escolas, passando as orientações a todos com quem possuem contato.

"Nós vemos a escola com um grande poder de mobilização. Nós queremos chegar a casa destes estudantes, chegar aos bairros, nas ruas, fazer mutirões por todo o Estado, com a escola agindo como um multiplicador", ela conta.

A previsão é de que nós próximos três meses, outros seminário irão acontecer de forma que possam avaliar as ações já realizadas e projetar novas formas de prosseguir com o trabalho.