Escolas do Estado vão receber projeto Quem Ama Abraça

Com o propósito de educar para prevenir a violência contra a mulher, foi lançada nesta quarta-feira (23), no auditório do Centro de Formação Antonino Freire, a campanha "Quem ama abraça, fazendo escola". Participaram do lançamento os representantes das Gerências Regionais de Educação da Secretaria do Estado da Educação (Seduc). A campanha é resultado de uma parceria da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, a Seduc, a Coordenadoria Estadual de Políticas para as mulheres e o Ministério Público do Piauí.

"A educação faz a diferença porque através desse projeto estamos preparando o futuro do Piauí e, consequentemente, da sociedade civil", explica a delegada Vilma Rocha, que esteve no lançamento da Campanha.

De acordo com articuladora nacional da campanha, Patrícia Mourão, o projeto "Quem ama abraça, fazendo escola" vem se incorporar ao trabalho que a Seduc já vem desenvolvendo através do projeto Lei Maria da Penha nas Escolas. "A experiência do Piauí é pioneira, pois trabalha apropriação do tema pelos alunos e a releitura pelos próprios estudantes através de atividades como, por exemplo, a produção de filmes de curta metragem", explica.

Segundo Aldaci Regina da Silva, representante da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres, o projeto é importante porque trabalha com o foco da mulher. "A campanha ?Quem ama abraça? já é divulgada nacionalmente e agora com o recorte educativo terá uma ampliação ainda maior. Acredito que quanto mais projetos tivermos com essa temática mais poderemos atingir um maior número de pessoas", explica Aldaci.

Segundo Lucilene Ferreira, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres do município de Cocal de Telha, a iniciativa é de suma importância. "Como nós já trabalhamos a lei Maria da Penha nas escolas de forma extracurricular, então a iniciativa só vem a somar, pois nossos professores já estão afinados com o tema", diz.

O lançamento foi marcado pela presença de representantes de várias instituições que trabalham com políticas públicas para as mulheres como a OAB/PI, a Diretora de Planejamento e Gestão da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Andreia Araújo, a representante do Fórum Mulheres no Merconsul, Joselda Nery Cavalcante, além da diretora geral do Centro de Formação, Gildete Milu.