Equipe da Superintendência de Gestão visita sistema Educacional

Estudar em uma escola pública de qualidade, que oferece aos alunos estrutura física adequada e profissionais especializados, deixou de ser sonho e já é realidade no Piauí. Desde o início desta semana, unidades escolares e Gerências Regionais recebem visita da equipe da Célula de Governança da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na oportunidade os gestores das escolas e GRES apresentaram o modelo de gestão, metodologia e relataram avanços e os desafios da jornada educacional. Para o agente de Governança, Eduardo Castelo Branco, as visitas visam conhecer escolas com bons indicadores educacionais, buscando diferentes modelos de gestão que podem ser implantadas nas demais escolas da rede estadual.

A primeira unidade visitada foi o Centro de Ensino de Tempo Integral Professor Darcy Araújo, localizado na zona leste da Teresina. A unidade é exemplo da transformação que uma boa escola pode fazer na vida dos alunos. Desde o ano de 2009, a unidade passou a ofertar o ensino em tempo integral. Como na época não possuía estrutura adequada para a nova forma de ensino ela passou por obra de reforma e ampliação. Dois anos depois, o Darcy Araújo se adequou às necessidades dos alunos. Foram investidos R$ 519 mil em reforma, ampliação e adequação da unidade de ensino e mais 39 mil reais em serviços de instalação de subestação. Desde então os alunos assistem aulas em salas climatizadas que oferecem mais conforto.

A instituição é uma das mais procuradas a cada início de ano letivo devido aos vários projetos pedagógicos desenvolvidos junto aos alunos que os colocam como protagonistas de suas histórias. Segundo a direção do Darcy Araújo, a interação de toda a comunidade escolar é o fator que explica as conquistas e os bons resultados da escola.

A unidade apresenta uma nota 6 no Ideb 2013, meta estipulada para o ano de 2021, reflexo do empenho da equipe docente. A escola planejou todos os passos, diagnosticou as principais dificuldades dos alunos com relação aos descritores de Língua Portuguesa e Matemática. Os professores passaram a trabalhar o projeto "Intervenção Prova Brasil" em consonância com os demais conteúdos, verificando a carga horária da escola. Outros passos importantes: a escola recebeu mais um professor para aplicar e acompanhar o projeto nas séries envolvidas e os pais passaram a participar de reuniões de conscientização sobre a importância da Prova Brasil. "Em ano de Prova Brasil, os alunos submetidos ao exame tem atenção especial. Os horários de estudo são aproveitados ao máximo para contribuir no bom desempenho deles", afirmou Verônica Matias diretora do CEFTI Professor Darcy Araújo.

Outros projetos foram desenvolvidos para qualificar e estimular professores e alunos como o Projeto Olhar ? por meio do qual o Serviço de Orientação Educacional da escola acompanha o rendimento e frequência dos alunos com a meta de construir atitudes de responsabilidades em relação aos estudos e diminuir a evasão escolar. Também foi implantado o Projeto Estudar - obrigatório nas escolas de tempo integral, no qual os alunos são supervisionados pelo professor (em sala de aula) para se dedicarem aos estudos. Cada turma tem dez horas por semana para o estudo supervisionado.

Além dos projetos "Humanizar" e "Vivenciar" que possibilitaram a reflexão pessoal e coletiva como meio de qualificar os professores e ainda dinamizar as atividades extracurriculares e curriculares para o desenvolvimento de habilidades e competências satisfatórias para os alunos, respectivamente.

Vários outros projetos fazem da escola referência, tais como;  Quem lê lança livros; Intervenção Prova Brasil 2015; Mais Educação Matemática; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Trilhando e conhecendo um Patrimônio Cultural do Piauí; Presente ? Família na escola; e Vida ? Construção do futuro.

A segunda visita da equipe de Governança foi ao CEMTI Didácio Silva, com uma estrutura de dez salas de aula climatizadas, laboratório de informática, quadra poliesportiva coberta, biblioteca e refeitório, o Cemti atende um total de 450 estudantes. No último ano, a escola desenvolveu, entre outras atividades, projetos voltados à área da ciência e tecnologia, produções artísticas, passeios culturais pelos pontos turísticos do estado, participação em todas as olimpíadas estudantis e levou a exposição "Olhos Nus" a vários eventos e lugares ligados à arte, inclusive ao Museu do Piauí

"Nós temos uma relação muito boa com a comunidade. É um trabalho em parceria que vem dando certo. Nossa escola está sempre à disposição para servir a comunidade que está sempre presente no nosso dia a dia, nos nossos projetos. Aqui nós buscamos manter o diálogo com os alunos e explicamos as nossas normas para que a escola continue no padrão de qualidade que conseguimos conquistar", afirma.

Ainda dentro da programação, a 4ª e a 20ª GRE também foram visitada pela equipe da Seduc, onde aconteceu uma conversa com gerentes, coordenadores e técnicos.