Estudantes do Piauí ganham mais de 20 medalhas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

O Piauí garantiu 23 medalhas na 4ª edição nacional da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), sendo nove de ouro, oito de prata e seis de bronze. Dentre os medalhistas estão estudantes da 1ª e 4ª séries e do 9º ano, já os alunos da 1ª e 2ª séries não obtiveram medalhas.

As escolas do Piauí que foram destaque na olimpíada foram Ensino Médio Augustinho Brandão de Cocal dos Alves, a Escola Municipal Noé Fortes de Teresina e o Instituto Federal do Piauí - IFPI Sul de Teresina.

A OBFEP é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que tem como objetivos despertar e estimular o interesse pela Física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar a universidade do Ensino Médio; Identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

Podem participaram estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico e que não tenham ingressado em curso de Ensino Superior.

Nos resultados abaixo apresentados estão os alunos por série/ano e as escolas premiadas em Nível Nacional. As escolas indicadas na Tabela 1 são aquelas que obtiveram maior pontuação em cada Unidade da Federação (UF), sendo uma federal, uma estadual e uma municipal.

A relação dos estudantes é feita pela ordem alfabética dos nomes e a dos professores pela ordem alfabética das Unidades da Federação (UF).

Escolas Premiadas

Resultado 1ª série