Antonino Freire realiza curso de formação de itens para supervisores das GREs


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Centro de Formação Antonino Freire, realiza, de terça (15) à sexta (18), o Curso de Formação Continuada de Professores: Elaboração de Itens em Língua Portuguesa e em Ciências da Natureza. Participam do curso supervisores de todas as Gerências Regionais de Educação (GREs) da Seduc. O objetivo é formar multiplicadores de forma que contemple todos os municípios do Estado.

De acordo com a Diretora Geral do Centro de Formação Antonino Freire, Gildete Milu, um dos fatores que mais angustia quem atua na área do ensino e da aprendizagem são as avaliações. É nessa área que o curso traz subsídio aos professores. "Nós estamos sempre nos questionando: eu estou avaliando corretamente? E quando eu falo de avaliação não é da avaliação contínua, mas da avaliação de testes, de aplicabilidade do conteúdo no papel. Então, nós do Centro de Formação, juntamente com a equipe da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Seduc, elaboramos esse projeto para formar multiplicadores", justifica a Diretora. 


De acordo com a professora formadora, Niedja de Oliveira Brito, o curso de formação de itens é ministrado conforme as orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). "Trata-se da elaboração da questão segundo os critérios do Inep, que tem o enunciado, os descritores, a matriz de referência para que os professores possam se basear nela para se habilitar na formação de itens de teste tipo ENEM, Prova Brasil, por exemplo", explica Niedja.   

Para a supervisora Márcia Cristina Sena, da 21ª GRE, o curso é importante por permitir multiplicar a informação com os coordenadores das escolas de cada uma das GREs. "E os professores tanto de língua portuguesa quanto de ciências da natureza vão colocar em prática esses itens que são cobrados nas provas externas, a exemplo do Prova Brasil. A proposta é que se inicie esse trabalho nas escolas para que tenha efeito positivo nessas avaliações externas", pondera Márcia.