Centro de Educação Profissional da Seduc é referência para Embrapa em projeto agropecuário


Para introduzir ações de sustentabilidade, práticas agrícolas e comportamentais em um ambiente escolar, os alunos e professores, do Ensino Médio Integrado do Centro Estadual de Educação profissional Rural "Frei José Apilcela", em Guadalupe-PI, estão desenvolvendo o Projeto "Horta Escolar Educativa, Motivação e Empreendedorismo" no próprio centro educacional.

Estão envolvidos diretamente com o projeto, os alunos dos cursos técnico em Agropecuária; técnico em administração; meio ambiente e reciclagem.




De acordo com diretor do Centro  Estadual de Educação Profissional de Guadalupe,Kleber Diego Moreira, tudo começou apenas com a realização de uma pequena horta escolar educativa, na qual a produção era apenas de pimentão, cheiro verde,quiabo, tomate e outras hortaliças. Com o tempo o projeto  foi se expandindo com a produção de banana, melancia, milho e criação de suínos e  aviários, tornando-se  29ª Base Experimental da Embrapa. "Tudo que produzimos aqui em primeiro lugar é consumido na escola e o restante é vendido para investimento em material para manutenção de todo o projeto", frizou o diretor.

O projeto serve de base para a formação dos alunos em relação a parte técnica científica, agregando responsabilidade em seus afazeres diários, dentro de um cronograma realizado pelos próprios alunos e professores.



Para a realização do projeto, o Centro Educacional conta com o apoio de agentes endêmicos, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas. Estes dão suporte ao projeto priorizando a conscientização dos alunos para a  preservação do meio ambiente, produção de alimentos saudáveis e o desenvolvimento sustentável.

Dentro do processo alimentar e ambiental, o projeto permite manter a segurança alimentar  dos alunos com alimentos frescos e de alto valor nutritivo e ainda contribui para  ativar um processo participativo permanente para formar uma consciência crítica sobre a atual problemática ambiental.