Seduc promove seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular


O auditório da escola Liceu Piauiense recebeu nesta sexta-feira (11) diversos professores, equipes de ensino e membros da comunidade para participar de seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular. O evento tinha como objetivo promover o cadastro das escolas que ainda não haviam feito sua contribuição e também realizar a escolha dos três especialistas de cada Gerência Regional de Educação (GRE).


"Cada uma das 21 GRE irá escolher um representante da educação infantil, fundamental e ensino médio. Esses escolhidos passarão a compor o banco de especialistas do estado do Piauí para discutir a construção da base nacional", conta a diretora de ensino e aprendizagem da Secretaria estadual de Educação (Seduc), Rizalva Cardoso.


Esta segunda etapa do processor de criação da Base Curricular se encerra na próxima terça-feira (15) e até o presente momento, cerca de 30% das escolas do estado ainda não haviam sido cadastradas. Na ocasião, o Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Carlos Alberto, exaltou a importância da contribuição de todas as escolas do estado.


"Esse novo currículo vai ser uma verdadeira revolução educacional. Os professores vão precisar se acostumar com essa nova abordagem, mas nós estamos recebendo a contribuição de todos os cadastrados no site, de forma que o currículo esteja de acordo com todos", afirmou.


A participação de todas as escolas se torna ainda mais importante levando em conta que 40% do currículo será determinado regionalmente. "A base visa a melhoria da educação de todo o território nacional de uma maneira padrão, mas ainda sim respeita a regionalização dos diferentes territórios do País", finalizou Carlos Alberto.


O Projeto da Base Curricular Comum estabelece o que seria realmente essencial na formação educacional oferecida no território nacional, com a proposta final devendo ser entregue até abril ao Conselho Nacional de Educação.