Seduc realiza Seminário de Alfabetização na Idade Certa nesta quinta (10)


 

Com o tema "O cenário atual do Pnaic no Estado do Piauí e as perspectivas para 2016", a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea), realiza seminário sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), nesta quinta-feira (10), no Premen Norte.

Representantes da Seduc, Universidade Federal do Piauí (Ufpi), gerentes regionais, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e professores alfabetizadores participam do evento que acontece de 8 às 17h e tem por objetivo socializar as experiências exitosas das escolas do ciclo de alfabetização vivenciadas no ano de 2015.

"Vamos enfatizar as possibilidades de interação de leitura, escrita e matemática para o desenvolvimento de habilidades e competências durante o processo de alfabetização e letramento do aluno na certa, ou seja, dos 6 aos 8 anos de idade", disse Rizalva Rabelo, diretora na Unea.

Bárbara Mendes, coordenadora adjunta do Pnaic no Estado, fala sobre a contribuição do Pnaic no Piauí. "Investir na formação continuada de professores alfabetizadores não significa desconsiderar ou negar a validade da formação inicial, sua importância para o desenvolvimento profissional e para o exercício da profissão docente. A contribuição do Pnaic tem sido realçada nos relatos de experiências dos professores, orientadores de estudos, coordenadores locais e nos dados levantados nas avaliações realizadas nos cursos de formação".

A coordenadora adjunta destaca a abrangência da formação continuada no âmbito do Pnaic no Estado do Piauí. Segundo a coordenadora adjunta, no ano de 2013, 419 orientadores de estudo foram qualificados para multiplicar a formação continuada; 7.963 alfabetizadores e 225 coordenadores locais foram formados. No ano de 2015, foram 385 orientadores de estudo; 8.031 alfabetizadores e 225 coordenadores locais formados.

"É firme o nosso propósito e é permanente a intenção de cada um que faz a nossa educação ser sempre melhor, qualificar melhor esse processo de educação formal na escola pública do nosso Estado", afirma Bárbara.