Mais dois municípios piauienses devem receber pólos da Universidade Aberta

A pedido secretária da Educação, Rejane Dias, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC, autorizou os municípios de Cajazeiras e São José do Peixe como candidatos a pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). "Isso significa que nós já podemos receber a vistoria da Capes nesses dois municípios e em todos os demais que já possuem pólos/UAB, considerados aptos a receber os técnicos", comemora a secretária.

Outra boa notícia, segundo o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera de Brito Moura, é que já no segundo semestre será publicado edital  com novas vagas para a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O superintendente participou de reunião na Capes nesta quarta-feira (02) com o diretor de Ensino à Distância da Capes, Jean Marc.

Rejane Dias afirma que as visitas da Capes em Cajazeiras e São José do Peixe deverão ocorrer em abril deste ano. "Após essas vistorias técnicas, os municípios poderão agendar vestibular e ofertar as vagas para os estudantes."

Vagas - Ellen Gera acrescenta que, por contingenciamento financeiro, desde 2014 estão fechadas as vagas para os pólos de vestibulares, previstas no edital na Capes (Nº 75/2014). Em 2015, o sistema ficou parado. Não houve vestibular para a UAB em todo o Brasil.
"Já no segundo semestre esse edital terá um aditivo com a disponibilidade de novas vagas para a UAB e os polos de Cajazeiras e São José do Peixe poderão participar do processo seletivo e ofertar vagas", destaca.

O modelo da UAB é uma parceria entre o MEC, a Capes e o Estado. "A Seduc será responsável por manter a administração dos pólos e a parte de infraestrutura. A Seduc dará todas as condições estruturais, de tecnologia, equipamentos e a mão-de-obra administrativa", explica Rejane Dias.

O MEC fornecerá os professores, de acordo com os cursos que serão ofertados pelas universidades. ?No Piauí estamos pleiteando 12 mil vagas. O próximo será garantir o máximo de vagas possíveis, por meio da Uespi e da UFPI?, finaliza Ellen.