Mais de 43% das escolas estão funcionando normalmente

Levantamento realizado pela Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (Ugie) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mostra que 43,5% das escolas do estado estão tendo aulas normais desde 15 de fevereiro, dia que teve início o período letivo de 2016.

As informações são referentes até a data de hoje, 02/03. Ao todo, 660 escolas formam a rede estadual de educação do estado do Piauí distribuídas pelas 21 Gerências Regionais de Educação.

De acordo com a gerente da Ugie Luíza Solano, das 21 Gerências Regionais da Seduc, apenas 3 ainda não informaram seus dados referentes à greve, totalizando 120 escolas. "O levantamento feito nas 18 GRES, concluiu que das 545 escolas que as compõem 238 escolas estão funcionando normalmente - 43,5%; 110 escolas estão funcionando parcialmente - 20,1%; E 197 escolas estão em greve total - 36,0%", afirma a gerente.

Os servidores da educação estão em greve desde o dia 15 de fevereiro e reivindicam o reajuste dos administrativos, além do comprimento da lei que prevê reenquadramento da categoria.

O Governo autorizou um reajuste de 11,36% para os professores da rede pública estadual. A medida foi tomada para não prejudicar o ano letivo em andamento e agilizar o funcionamento das escolas.

Em reunião com os servidores, o governador Wellington Dias propôs à categoria que pagaria o reajuste de 11,36% em duas parcelas. A primeira parcela, de 5%, será retroativa a janeiro de 2016 e começará a ser paga na próxima semana. A segunda parcela, de 6,36%, será paga em outubro/2016.

Através de uma liminar, o desembargador Francisco Paes Landim decidiu que os professores retornem à sala de aula. Em caso de descumprimento, a partir de amanhã (03) o sindicato deverá pagar uma multa diária de R$ 100 mil.