Seduc realiza reuniões para discutir ações do Projeto Viva o Semiárido

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará reuniões técnicas nos municípios de Oeiras e Picos; Valença e Paulistana e São Raimundo Nonato nos dias 04, 05 e 07 de março, respectivamente. As reuniões têm o objetivo de divulgar o Subcomponente de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido (ECSA), do Projeto Viva o Semiárido.

A educação contextualizada no semiárido é uma proposta focada no contexto local, em que a escola trabalhará o conhecimento a partir da realidade, valorizando e respeitando as peculiaridades da vida do campo e da região semiárida, nos seus aspectos naturais, culturais e ambientais e, especialmente, nos saberes construídos no dia a dia dos sujeitos.

Considerando a necessidade de melhorar a renda agrícola e não agrícola, as oportunidades de trabalho e geração de renda e a dotação de ativos produtivos das famílias rurais pobres da região do semiárido piauiense, o governo do Estado firmou convênio com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - FIDA, por intermédio do Projeto Viva o Semiárido.

Dentre as ações que serão desenvolvidas no projeto destacam-se a formação de 1.500 professores das Redes Estadual e Municipais de Educação, envolvendo escolas rurais de Educação Básica e Profissional, e ainda projetos de pesquisa, monitoria, elaboração e produção e produção de materiais didáticas e multimídia, como também projetos produtivos como hortas, quintais ou sistemas produtivos integrados.

Prefeitos, secretários municipais de Educação, Gerentes Regionais de Educação da Seduc, diretores e coordenadores pedagógicos da Escolas Família Agrícolas, representantes de instituições de Ensino Superior e sindicatos devem participar das reuniões.

Mais Informações:

(86)3216 7508 - Coordenação de Educação do Campo na Seduc