Abertas inscrições para a 5ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que premia as melhores produções textuais de alunos de escolas públicas de todo País, está com as inscrições abertas até 30 de abril, no site www.escrevendoofuturo.org.br.

Podem participar professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Nesta 5ª edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa continua valorizando a interação de crianças e jovens com seu território, promovendo o concurso de textos cujo tema é "O lugar onde vivo". Assim, para escrever os textos, o aluno deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

As oficinas de leitura e produção de textos deverão ser desenvolvidas pelos professores durante as aulas de Língua Portuguesa. As escolas devem enviar os textos produzidos às comissões julgadoras até o dia 19 de agosto. Ao longo do ano serão cinco etapas de seleção dos textos: escolar, municipal, estadual, regional e a nacional, no mês de dezembro. Para avaliar os trabalhos, serão formadas comissões julgadoras específicas para cada etapa.

Resultado da parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi instituída em 2008, fundamentada com base na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do Programa Escrevendo o Futuro.

Com o objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita, desde 2002 o Programa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação presencial e a distância, disponibiliza materiais com orientações pedagógicas e promove a reflexão sobre práticas educativas.

Em 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em sua primeira edição, ampliou a atuação do Programa Escrevendo o Futuro, passando a envolver seis anos escolares, e, a partir de 2010, oito anos escolares, com a participação de alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio.