Centro profissionalizante do grande Dirceu será entregue em junho

O Centro Técnico Profissionalizante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), situado no Conjunto Manoel Evangelista, localizado no grande Dirceu, em Teresina, tem 70% da obra concluída e deve ser entregue ainda nesse primeiro semestre.

Em visita à obra, a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, acompanhada do governador Wellington Dias, do controlador geral do Estado, Nuno Cauê, e do controlador da Seduc, Duani Holanda, declarou que a obra do Centro Técnico Profissionalizante é uma das 308 obras que estavam paralisadas no início da sua gestão e que agora está quase concluída.

"Hoje posso dizer que dessas 308 obras, 80% delas estão sendo concluídas e que a parceria que a Seduc estabeleceu com a CGE contribuiu para agilizar o andamento das obras. Quando passamos a ter um controlador acompanhando de forma sistemática as obras, observamos que andaram mais rápido e como consequência foram entregues mais cedo para a população", declarou Rejane Dias durante a visita.

O Centro Técnico Profissionalizante do Conjunto Manoel Evangelista tem capacidade para 500 alunos por turno de ensino. São 12 salas de aula, 10 laboratórios, biblioteca, sala de estudo, refeitório, auditório com capacidade para 200 pessoas, anfiteatro, além do espaço destinado à área administrativa. O recurso, de cerca de R$13 milhões, para a construção, aquisição de equipamentos e mobiliários do centro, foi garantido através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro do Estado.

Até o final do primeiro semestre letivo, a Seduc vai definir os cursos que serão ofertados na nova escola técnica profissionalizante e para isso fará o levantamento das necessidades de mão de obra qualificada do mercado de trabalho.

Segundo a secretária Rejane Dias, outras escolas no mesmo nível devem ser construídas no Estado. "Outras regiões serão contempladas. Temos previstas 12 escolas no empréstimo do Banco Mundial e iremos solicitar mais 20 para o Ministério da Educação (MEC), de tal maneira que todas as regiões do Piauí sejam contempladas com escolas técnicas profissionalizantes, padrão FNDE", destacou.