Jovem de Futuro realiza reunião com gestores



Na manhã desta quarta-feira (24), no Blue Tree Hotel, teve início o ciclo 2016 do Projeto Jovem de Futuro (PJF). O evento objetiva alinhar e realizar oficinas de protocolo e treinamento no sistema de Gestão de Projetos. O programa, viabilizado através do Instituto Unibanco, utiliza o conceito de Gestão Escolar para Resultados (GEpR) e busca uma gestão eficiente, participativa e com foco nos resultados positivos de aprendizagem, influenciando de maneira decisiva a qualidade da educação oferecida pela escola.

O encontro teve início com a participação do Agente de Governança, Eduardo Castelo Branco, que falou sobre questões relacionadas ao andamento do projeto e repassou orientações sobre diversos procedimentos da iniciativa. "Temos a meta de elevar a nota geral do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Piauí e passarmos do 18º para o 12º lugar, até o ano de 2017. E por meio do Jovem de Futuro, que está implementando esse sistema de gestão voltado para o ensino-aprendizagem, vamos chegar lá", afirma Eduardo Castelo Branco.



Entre os principais temas em discussão durante o primeiro dia de reunião, estão as metodologias do programa Jovem de Futuro, planos de ação, estratégias de comunicação e a apresentação de relatos de experiências. O PJF repassa apoio técnico e financeiro a partir dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cada escola, que tem autonomia nas ações, com o objetivo de proporcionar a melhoria do desempenho em Português e Matemática, elevando as notas na Prova Brasil e, consequentemente, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

De acordo com João Cláudio Peixoto, que integra a equipe do Instituto Unibanco responsável pelo acompanhamento do programa no Piauí, o PFJ é uma ação conjunta, na qual os supervisores são fundamentais na orientação e no acompanhamento das escolas participantes. "A implementação da gestão escolar para resultado contempla um conjunto de ações articuladas e sistêmicas de assessoria técnica e de formação para a Seduc, suas Regionais e Escolas", afirmou.



O encontro prossegue até sexta-feira (26) durante todo o dia com uma vasta programação e conta com a participação de superintendentes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), membros do Comitê de Governança, Célula de Governança, agentes de apoio ao Circuito de Gestão ? ACGs, Técnicos de Apoio ao Circuito de Gestão -TAGs, Coordenadoras e convidados.

 
Entenda o PJF


Jovem de Futuro foi criado pelo Instituto Unibanco em 2007 com a premissa de que a gestão escolar de qualidade, orientada para resultados, pode proporcionar um impacto significativo no aprendizado dos estudantes do Ensino Médio. Isso porque entende que uma gestão eficiente, participativa e com foco nos resultados de aprendizagem influencia de maneira decisiva a qualidade da educação oferecida pelas escolas.



O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional, desenvolvida e testada pelo Instituto Unibanco e validada pelo Ministério da Educação (MEC), para o aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes de escolas públicas de Ensino Médio.