Reunião busca alinhar reivindicações da Seduc


A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, esteve reunida com o governador do Estado, Wellington Dias, para discutir as pautas na área da educação a serem reivindicadas no encontro com o ministro da Educação Aloízio Mercadante, que ocorrerá na próxima semana. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (24), no palácio de Karnak, com a presença do secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, o secretário da Administração e Previdência, Franzé Silva, e diretores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

De acordo com o governador, o encontro com o MEC terá como objetivo ampliar e estruturar a rede E-Tec, o ensino profissionalizante e o modelo de tempo integral. "A ideia é buscar investimentos para equipar nossas escolas e expandir o modelo de tempo integral. Iremos buscar parcerias para conseguirmos recursos, visando que uma escola em cada município do Estado seja adaptada para o regime de tempo integral", afirmou o governador.

A parceria entre o Banco Mundial e a Secretaria da Educação permite a aquisição de recursos para construção e ampliação de escolas com modelo de doze salas, laboratórios, quadra poliesportiva, auditório e anfiteatro. A meta da Seduc é alcançar o número de quarenta escolas com este modelo de escolas profissionalizantes.

Rejane Dias destacou que a audiência com o ministro Aloízio Mercadante terá dentre as pautas a busca por melhorias visando atender o plano estadual de educação, no qual se insere a ampliação das escolas de tempo integral.

"Colocaremos nossa pauta de reivindicação para melhorias e adequações de nossas escolas no regime de tempo integral que vem dando muito certo. Temos hoje 44 escolas e este ano estamos implantando mais seis escolas, junto das escolas profissionalizantes no Estado. Vamos entregar este ano duas escolas profissionalizantes no modelo do FNDE, em Teresina e Esperantina, que já devemos concluir ao final do semestre", finalizou a secretária.