PNEM encerra atividades nesta sexta (19)

Acontece nesta sexta-feira (19) o encerramento do Projeto de extensão "Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Estado do Piauí (Pnem)", realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Federal do Piauí (Ufpi) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

O projeto busca promover a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio. As ações realizadas têm como objetivo a melhoria da qualidade da educação e a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, documento que aponta o trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia como dimensões que devem estar contempladas nos currículos do Ensino Médio, que deverão integrar os conhecimentos das diferentes áreas que compõem o currículo.

Segundo o coordenador geral do Pacto no Piauí, Antônio José Gomes, no evento será apresentado o resultado obtido ao longo de dois anos de trabalho. "Nós tivemos 7.593 professores inscritos. Desses, 7.149 que cumpriram a carga horária de 200 horas exigidas e foram certificados pelo MEC. Realizamos formação nos 224 municípios e conseguimos alcançar ainda 321 coordenadores pedagógicos, 582 orientadores de estudo, 23 formadores regionais e tivemos 557 escolas cadastradas", explica.

"Com a realização da formação continuada de nossos professores, esperamos ver o resultado refletido na melhoria da qualidade do Ensino Médio do Piauí", afirma o superintendente de ensino da Seduc, Carlos Alberto Pereira.

Foram produzidos para os professores onze cadernos com as temáticas discutidas durante as duas etapas da capacitação, a primeira tendo como eixo condutor "Os Sujeitos do Ensino Médio e a Formação Humana Integral" e a segunda, "Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio e Áreas de Conhecimento do Ensino Médio".

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi apresentado aos gerentes regionais, professores, alunos e técnicos da SEDUC em abril de 2014.