Professores de Matemática são capacitados pela Seduc


O Centro Estadual de Educação Profissionalizante Prefeito João Mendes Olímpio de Melo recebe até sábado (20) Oficinas de Matemática para professores do ensino fundamental e ensino médio de 38 municípios que estão no topo da lista de baixo rendimento escolar na área. A oficina é um projeto realizado pela Secretaria do Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática.

Na ocasião, professores universitários de outros estados se juntaram a eles para realizar discussões e atividades que buscam a melhoria do ensino da matemática nas escolas. "Vamos tentar encontrar meios de trabalhar a matéria com os alunos de maneira bem lúdica, de modo que eles venham a realmente entender o que é uma fração, uma razão, dentro da matemática", afirma o integrante da equipe organizadora, Raimundo Araújo.


Além de procurar melhorar o baixo rendimento matemático dos alunos, a equipe também busca preparar melhor os alunos para as olimpíadas de matemática. "Nós queremos aumentar o número de alunos presentes na competição. Hoje a Olimpíada de matemática possui bastante prestígio e pesa muito no histórico dos alunos", afirma o superintendente de ensino superior da Seduc, Carlos Alberto.


A duração da oficina é de cinco meses: na primeira parte, que ocorre esta semana e possui duração de três dias, o professor passará oito horas diárias nas oficinas discutindo novos métodos e realizando atividades. A segunda parte ocorre no decorrer dos próximos meses e será realizada a distância, com os professores botando em prática na sala de aula os métodos elaborados nas oficinas.

Em maio, todos os professores participantes e os professores convidados de outros estados se reúnem para realizar uma avaliação final do trabalho.