Inscrições para Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras estão abertas


As inscrições para a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF) já estão abertas e seguem até o dia 13 de abril. A MSF é a edição brasileira de Mathématiques Sans Frontières, competição criada em 1990 na França e é uma competição internacional de matemática em equipes e interclasses para estudantes do ensino fundamental e médio.

Criada pelo Ministério da Educação da França, a competição envolveu em 2015 mais de 200 mil alunos de 28 países, sendo 30 mil brasileiros. A prova é aplicada em 9 diferentes idiomas.

No Brasil, a MSF é organizada pela Rede POC - Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento - programa de intercâmbio científico que tem como objetivo estimular o interesse entre os estudantes pela inovação, pela Ciência e pela Tecnologia - com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, da Universidade Metodista de São Paulo e do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (instituição sem fins lucrativos ligada à Fundação Itaú Social).

Os principais objetivos da Olimpíada são aproximar as nações através do estudo da Matemática, mostrar a importância das línguas modernas e promover o interesse pela Matemática e pelo trabalho cooperativo.

Pode participar da MSF qualquer estudante de escolas públicas e privadas brasileiras, matriculados regularmente no Ensino Fundamental (I e II) e no Ensino Médio (regular, suplência ou técnico). A inscrição é gratuita para as escolas públicas e paga para as escolas particulares e não há limites para a quantidade de classes interessadas em participar, mas cada classe participa como um único time.



A olimpíada possui uma única fase e será realizada na própria escola em qualquer horário no dia 15 de abril de 2016. As provas são dissertativas e divididas em três níveis:
Básico - para os estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental
Júnior - para os estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Sênior - para todas as séries do Ensino Médio.

A prova tem uma das questões em uma língua estrangeira, a ser escolhida pela equipe, entre alemão, inglês, francês, espanhol ou italiano. Todas as escolas receberão um certificado de participação e as classes com melhor desempenho ganharão também medalhas de premiação.

A inscrição deverá ser feita unicamente pela escola, que designará um professor como coordenador responsável. Ele deverá preencher a ficha de inscrição no site da competição.

Desafio

Apresentada como um desafio para escolas, o certame se difere de outras competições, pois não é direcionado apenas para os alunos considerados excelentes em matemática, mas sim para toda a classe. Desse modo, os jovens têm a oportunidade de desenvolver não apenas as habilidades na disciplina, como também o espírito de trabalho em equipe.

Em 2016, a prova está prevista para o dia 15 de abril e será a mesma aplicada em todos os países participantes. Entre as questões propostas, estão exercícios que estimulam a imaginação, a racionalização e a formalização de situações cotidianas. O tempo estimado para a realização do concurso é de 50 minutos para o ensino fundamental e de uma hora e meia para o ensino médio.

Para contribuir com o custeio das despesas administrativas do projeto, solicita-se o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 219,00 para as escolas privadas. O valor da taxa é único por escola, independentemente da quantidade de turmas ou estudantes. Para as escolas públicas (federais, estaduais e municipais) a inscrição é gratuita.

Confira o regulamento.