Seduc realiza matrículas da EJA na Ceapi



Como parte da campanha de matrículas "Dia D", realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), integrantes do setor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estiveram nesta quarta-feira (03) na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) para a realização de pré-matrículas para pessoas acima de 15 anos que tenham abandonado os estudos e agora buscam uma nova chance.

Vendedor da Central há mais de 30 anos, Francisco Oliveira aproveitou a oportunidade. Após 63 anos sem saber ler e escrever, ele decidiu enfrentar as dificuldades para conseguir alcançar seu objetivo. "Nunca estudei na vida. Decidi me matricular já que o dia-a-dia de quem não sabe ler e escrever é muito difícil porque não conseguimos nem pegar um ônibus, sem depender de outras pessoas. Meus filhos já estão todos encaminhados, agora é minha vez", garante.

Francisco agradeceu ainda a equipe por ter ido até a Ceapi. Segundo a coordenadora do Brasil Alfabetizado (Bralfa) na Seduc, Antonia Dias do Nascimento, as aulas acontecerão no próprio local, o que facilita a vida dos trabalhadores, que têm uma rotina muito cansativa.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que nasceu da necessidade de oferecer uma melhor chance para pessoas que, por qualquer motivo, não concluíram o ensino fundamental e/ou o médio na idade apropriada.


"Cerca de 80% do público da Central são analfabetos. Ano passado tínhamos 24 alunos matriculados no primeiro segmento da EJA, que é o ensino fundamental, da alfabetização ao quinto ano. Em 2016 nossa meta é conseguir matricular, pelo menos, 70% desse público que está fora da sala de aula", explica Heloisa Monteiro, coordenadora de ensino da Unidade de Jovens e Adultos da Seduc.

Atualmente o Piauí possui cerca de 600 mil analfabetos absolutos e cerca de 800 mil analfabetos funcionais. A EJA possui três modalidades, nas quais os futuros alunos serão matriculados de acordo com suas necessidades: Analfabeto absoluto, Analfabeto funcional e ensino médio incompleto.