Esclarecimento: idosa não foi aprovada em Geografia


A Secretaria de Estado da Educação vem a público esclarecer que Osmarina Duarte de Sousa não foi aprovada na seleção para o curso de Geografia na Universidade Federal do Piauí. A informação foi veiculada na tarde da última segunda-feira (1º).

A forma de divulgação do Sistema de Seleção Unificada, o SISU, faz a comunicação da aprovação diretamente ao aluno, com acesso pela internet e com uso de senha pessoal. As escolas só têm conhecimento das aprovações se os alunos comunicarem pessoalmente à direção ou se as escolas fizerem o cruzamento dos seus alunos com as listas de aprovados de cada curso e cada universidade.

O equívoco se deu quando dona Osmarina se inscreveu na lista de espera para o referido curso e comunicou à escola acreditando que tinha sido aprovada. Sem fazer a checagem, a direção da Unidade Escolar Florestan Fernandes fez uma homenagem à ex-aluna e levou a falsa aprovação ao conhecimento da direção da Seduc, que providenciou divulgação tendo inclusive obtido áudio de Osmarina confirmando, sem má fé, que havia passado para Geografia.

A Seduc lamenta o ocorrido e está solidária a dona Osmarina Sousa, que sonha em ter um computador para ter mais acesso às informações e continuar tentando ingressar em uma universidade pública.